A construção de um túnel no Morro dos Cavalos é avaliada como a solução mais viável e segura para o trecho, na BR-101, em Palhoça, segundo o posicionamento do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de transportes). Nesta quarta-feira (23), parlamentares e o governador de SC, Jorginho Mello, participam de uma reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho, que pode indicar os próximos passos do governo federal para o problema na região.
"Entendo que essa medida deve ser combinada com um túnel. O túnel é muito pouco invasivo, de muito mais fácil obtenção de licença, e especialmente ele tem uma longevidade enorme em detrimento de um contorno", conta Alysson Andrade, superintendente do DNIT, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior.
Atualmente, duas propostas estão em debate: o túnel e um contorno alternativo. Segundo o representante do DNIT, apesar do contorno ser uma alternativa mais recente e aparentemente mais barata, ela não é tecnicamente recomendável. “Um contorno na região do Morro dos Cavalos soa como um absurdo. Realmente, você fomentar uma implantação de um contorno numa área de uma restrição tão grande, não apenas indígena, mas ambiental”, afirmou.
Para o DNIT, a alternativa do túnel seria mais racional do ponto de vista técnico e econômico, principalmente por conta do volume de tráfego na rodovia. “Na BR-101 nós estamos falando de uma centena de milhares de veículos diariamente. Então mais do que isso justifica, é um investimento que ele se paga ao longo do tempo”, avalia Andrade.
Segundo ele, a participação dos parlamentares será essencial para garantir orçamento e apoio político a uma solução definitiva: “É importante a participação deles numa obra tão significativa”, reforça.
Troca de concessão
Por fim, o representante do DNIT sugeriu que, uma vez definida a obra, o ideal seria que a execução fosse incorporada ao contrato sul com a concessionária CCR, e não com a Arteris, que administra o trecho norte. “A gente evita uma briga ainda maior com a Arteris, que é uma empresa que tem sido difícil de operar o trecho norte, porque há investimentos insuficientes”, termina.
Ouça, na íntegra, a entrevista do superintendente do DNIT (escute o trecho sobre o Morro dos Cavalos, a partir dos 12 minutos):