Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

[Áudios] Abadeus celebra 65 anos com homenagens e lembranças de sua trajetória transformadora

Programa Adelor Lessa desta quarta (23) foi transmitido da entidade; confira as entrevistas

Por Davi Brabos Criciúma, 23/04/2025 - 12:54 Atualizado há 4 horas
Fotos: Marlon Medeiros/Rádio Som Maior e Vanessa Clarinda/4oito
Fotos: Marlon Medeiros/Rádio Som Maior e Vanessa Clarinda/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Abadeus, instituição referência em transformação social em Criciúma, celebrou 65 anos de atuação com depoimentos emocionados de quem faz parte dessa história. À frente da entidade há mais de 30 anos, Shirlei Monteiro falou sobre sua motivação contínua: “São a forma de trabalhar pela coletividade, a promoção do bem-estar das pessoas, a evolução, a prosperidade que isso gera para cada família e a transformação social e econômica que você enxerga em cada pessoa.” Para ela, liderar a Abadeus é um propósito diário: “Você tem uma missão e um propósito, você se encanta todos os dias.”

Durante o evento, o empresário Flávio Spillere, da CliniImagem, destacou a importância do vínculo com a instituição e relembrou a criação conjunta do projeto Sinfonia de Talentos, há duas décadas. “Sempre que eu vejo, digo, meu Deus, tem a sementinha nossa aí da Cliniimagem, que foi uma das coisas mais belas construídas pela CliniImagem”, afirmou. O projeto é um dos exemplos da integração entre o setor empresarial e a atuação social promovida pela Abadeus.

Shirlei também ressaltou a evolução da instituição como um centro de inovação social: “Uma coisa é falar de longe. Agora, outra coisa é você estar aqui e entender e ver a magnitude da obra social da Abadeus”, destaca. 

Ouça a entrevista completa da presidente da associação:

Parceira da Abadeus desde 2002, a Construtora Fontana teve papel fundamental na criação de uma escola de informática dentro da instituição. “Criamos aqui na época uma pequena escola de geração ponto com Fontana, que era dar um ensino básico, a coisa básica da computação”, contou Olvacir Bez Fontana, presidente da construtora.

Ouça o que disse o presidente da construtora:

Vice-presidente da Abadeus, Eliseu de Souza relembrou os desafios do início da trajetória da instituição e destacou sua transformação ao longo das últimas décadas. “Foi quando nós mudamos a concepção, saí daquele papel clientelista, apenas do doar, mas não só dar o peixe, mas ensinar a pescar”, afirmou. Ele ressaltou o impacto direto da entidade na comunidade do bairro Cristo Redentor, historicamente marcado por vulnerabilidades. “Esse bairro que no passado era um bairro violento, vocês veem o que é hoje. Porque a Abadeus interfere na família, está junto, está dentro de uma comunidade", cita.

Ouça o que disse o vice-presidente:

Marciano Alves, ex-aluno da Abadeus, viu sua trajetória profissional nascer e se consolidar dentro da instituição. “Aqui foi meu primeiro contato com marketing digital, com cinema, com audiovisual, com a fotografia. Então meio que a Abadeus foi minha grande escola”, conta ele, que iniciou nas aulas de música aos dez anos, participou do projeto Sinfonia de Talentos e do Geração.com, e mais tarde retornou como menor aprendiz. Atualmente, Marciano trabalha com produção de vídeos, participa de editais, atende clientes e opera equipamentos em lives.

Ouça o que disse Marciano:

Osni Giassi, diretor da rede Giassi de supermercados, destacou a longa relação de proximidade entre a empresa e a Abadeus, ressaltando a coincidência histórica entre as duas instituições. “A Abadeus é dois meses mais experiente que o Giassi. Nascemos quase juntos”, brinca. O empresário relembrou com carinho essa conexão de décadas e reforçou a importância da atuação da Abadeus na região, reconhecendo seu papel transformador e a relevância social do trabalho desenvolvido pela instituição ao longo dos seus 65 anos.

Ouça a entrevista completa de Osni Giassi:

João Pedro Hermann, um dos apoiadores da Abadeus, destacou a articulação de uma rede solidária com nove supermercados da região para contribuir com a instituição. “Levamos um ano, mas conseguimos nove supermercados para fazer o coração cheio. Para apoiar aqui a Abadeus”, afirmou. O projeto, inspirado em uma iniciativa semelhante da Bairro da Juventude, arrecadou mais de dois milhões de reais ao longo de cinco anos, beneficiando entidades como a Abadeus, asilos e instituições de combate ao câncer.

Ouça o que disse o empresário:

Para Andréia Barros, moradora da comunidade e integrante do grupo Mulheres Abadeus, a instituição representa uma verdadeira transformação de vida. Após sofrer um acidente e não poder mais trabalhar, encontrou na Abadeus um novo caminho. Através de cursos oferecidos, especialmente o de costura, Andréia não só voltou a se sentir produtiva, como também conquistou novas oportunidades:

Com filhos e netos envolvidos em diversas atividades da entidade, ela resume o impacto da Abadeus de forma emocionante: “Eu costumo dizer lá em casa... que Abadeus é o nosso mundo de Nárnia. A gente entra e é mágico”, conta.

Ouça a entrevista completa de Andreia:

Ouça o Programa Adelor Lessa, especial da Abadeus, na íntegra:

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito