O deputado Volnei Weber iniciou um projeto de lei que incentiva a inclusão de ações de prevenção ao suicídio. Um dos pontos que devem ser reforçados é a realização de campanhas nas escolas, locais onde são relatadas muitas ocorrências de bullying, que contribui para o aumento dos casos de depressão. O objetivo do projeto é implantar ações para ampliar o debate nas instituições de ensino, por meio de rodas de conversa, palestras e presença de profissionais preparados para atender melhor essa demanda.O projeto chegou a ser vetado pelo governo estadual, mas teve o veto derrubado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alesc. Isso significa que a proposta segue agora para votação no plenário e, se aprovada, poderá se tornar lei.
"Então a gente sabe que a depressão é uma doença muitas vezes silenciosa e que se não provocada a pessoa fica no íntimo dela, fica no cantinho dela, mas se provocar ações, provocar momentos que trabalhe-se o combate à conscientização, as pessoas acabam através de palestras e tal se abrindo, pedindo ajuda. E é isso que a gente percebe que se precisa. Então é um projeto que vem aí a contribuir com toda a nossa população, mas também de forma muito forte dentro das escolas." relatou o deputado Volnei.
"Quando alguém provoca e motiva isso, as pessoas se abrem e com isso vai se identificar de forma precoce esse problema da depressão. Então, é mais bem por dentro de campanhas mesmo, de conscientização, assim como acontece com o tal do outubro rosa, os meses que hoje nós já identificamos eles por cores, que naqueles meses existem as campanhas, existem os trabalhos e com isso vem as palestras, vem os encontros." Concluiu o Deputado
Ouça, na íntegra, a entrevista do Deputado Volnei Weber: