O IV Fórum Internacional de Inovação Social, promovido pela Abadeus Centro de Inovação Social, consolidou-se como o maior evento do setor em Santa Catarina. A edição de 2025 registrou 650 participantes presenciais e 400 online, um crescimento de 300% no público físico em comparação com as edições anteriores.
A diretora-executiva da instituição, Shirlei Monteiro, enfatiza a importância de reconhecer todos os envolvidos na realização do evento. "A valorização precisa estar presente em nossa rotina. É fundamental dar retorno aos parceiros para que compreendam o quanto são importantes em todo o processo. Não se trata apenas de encerrar o Fórum, mas de evidenciar o impacto gerado. Patrocinadores e apoiadores precisam perceber o valor de estar ao lado de um evento que fala sobre pessoas, desenvolvimento humano e sustentabilidade", ressalta.
Segundo ela, o crescimento do evento reflete o fortalecimento de um ecossistema cada vez mais sólido e engajado. "Plantamos essa semente em 2022 e, hoje, colhemos os frutos de uma árvore frondosa, que atrai mentes brilhantes e engajadas, pessoas que acreditam na transformação do mundo por meio da inovação social", relata.
A expectativa já é alta para a próxima edição, em 2026, que deve contar com a participação de representantes das edições anteriores para um balanço e planejamento dos próximos cinco anos. O objetivo, segundo Shirlei, é seguir promovendo a cultura da inovação social e estimular investimentos na base da pirâmide social.
Para o gestor de inovação da Abadeus, Maicon Canever, o crescimento expressivo do evento é reflexo do interesse crescente por temas como sustentabilidade e inovação. "Sair de 200 participantes para 650 em quatro anos mostra o quanto o tema engaja. A sustentabilidade, abordada de forma econômica, social e ambiental, é o fio condutor da nossa proposta. Cerca de 95% do público retorna nas edições seguintes, o que confirma a relevância dos temas. E o fato de atrairmos nomes reconhecidos, sem custos com cachês, demonstra o prestígio do evento no Brasil e no exterior", cita.
O Fórum tem se destacado ainda por inovar em metodologias e práticas, consolidando-se como um espaço de referência em debates e soluções para os desafios sociais contemporâneos. A próxima edição já começa a ser desenhada com a proposta de reunir palestrantes de renome nacional e internacional e apresentar novas abordagens para continuar inspirando e transformando realidades.
A Abadeus conta com diversos parceiros na realização deste sonho que começou há quatro anos. "O Fórum é uma fonte de inspiração e transformação. As crianças são diretamente impactadas pelo trabalho da Abadeus, e o evento é a porta de entrada para essa mudança. Ele nos mostra por onde começar a transformação social: pela educação e pelo cuidado, desde cedo", comenta o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.
Além das palestras, o networking e a troca de experiências reforçaram a importância da colaboração entre empresas, governos e organizações para impulsionar mudanças reais e positivas.
"O setor produtivo sempre reconhece o trabalho de entidades como a Abadeus e não poderia deixar de ser parceiro de um evento grandioso e de repercussão tão valiosa. A Acic está sempre de portas abertas e disponível para projetos como esse", reforça a diretora-executiva da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Maria Julita Volpato.
O Fórum Internacional de Inovação Social é um evento do ecossistema de inovação do Sul catarinense, organizado pela Abadeus Centro de Inovação Social, que se consolida como ponto de encontro entre pessoas, organizações, empresas e poder público engajados em buscar soluções inovadoras para os grandes desafios de sustentabilidade do tempo atual, por meio de novos modelos de desenvolvimento territorial que se destacam no mundo.
"Temos muita admiração pela Abadeus porque atende às crianças desde cedo com algo tão importante, que é a educação, além de atender as pessoas da terceira idade. Nos dá orgulho ter uma entidade como a Abadeus em Criciúma", comenta o assessor da Presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Arleu da Silveira.
Parcerias
O IV Fórum contou com o apoio de instituições que reconhecem a importância da inovação social e tornaram possível sua realização: Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Prefeitura de Criciúma, BRDE, Plano Saúde São José, Satc, Unesc, Sicredi, Rio Deserto, Instituto Sabin, Vanelise e Contato Internet. O apoio institucional foi garantido pelo Sebrae/SC e pela Acic.
"Para nós é um prazer apoiar o Fórum que está alinhado com a missão e o propósito do Sebrae. Somos parceiros da Abadeus há muito tempo em outras ações, com iniciativas e temáticas relevantes para a comunidade. Com certeza, seguiremos juntos nas próximas edições", ressalta a analista de Atendimento da Regional Sul do Sebrae/SC, Jordana Roos Ribeiro.
Além disso, o evento contou com a colaboração de diversas organizações, como Portugal Inovação Social; Associação Brasileira de Recursos Humanos de Santa Catarina (ABRH/SC); Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Sul Catarinense); Carvão +; Clube de Marketing Acic; Amai-vos uns aos outros; Bossa Experiências Criativas; NZBT Consultoria em Comunicação; Ministério Público do Trabalho (MPT); e Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 12ª Região. A união de esforços dessas entidades reforça a importância do evento na promoção da inovação social e do desenvolvimento sustentável em Santa Catarina.
"O BRDE foi parceiro do Fórum pelo segundo ano consecutivo. A participação neste tipo de evento é de suma importância, pois promove a inclusão social. O banco é um grande fomentador de inovação em todo o Sul do Brasil e precisamos levar esta mensagem de que precisamos inovar, não só na tecnologia, mas também na formação dos jovens e no acolhimento em áreas de vulnerabilidade", enfatiza o assessor da presidência do BRDE, Guilherme Colombo.