Iniciado no segundo dia de 2025, o processo de cadastramento e recadastramento de estudantes para o CriciúmaCard vem causando dúvidas entre os alunos.
O problema principal é provocado pelo envio on-line da foto da 3x4, para aqueles que já possuem o cartão e estão fazendo o recadastro, exclusivamente on-line. Em alguns momentos, por conta do formato, a foto não é aceita pelo aplicativo Si.Go, fazendo-se necessário o reenvio do registro. "Uma selfie do rosto frontal, naquele formato 3x4, que o fundo seja neutro. O pessoal está nos enviando no recadastro, uma selfie aonde o nosso sistema de biometria não aceita e acaba recusando, pelo formato da foto", informa o analista administrativo do Consórcio Cribus, Pedro Alexandre, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior.
Para os alunos que ainda não possuem o cartão, o processo para cadastramento é diferente, e só pode ser realizado de maneira presencial, na galeria do Terminal Central de Criciúma. "Não deixe para a última hora, para que a gente possa evitar aqueles transtornos que tem sempre naquela última semana que antecede o período letivo", sugere Alexandre.
Documentos necessários:
Cadastramento
Atestado de Matrícula/Frequência: contendo nome do aluno, série, ano e turno;
Comprovante de residência recente (inferior a três meses),
Carteira de identidade (RG) ou certidão de nascimento e CPF(obrigatório)
Menor de 18 anos deve estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal com tutela ou procuração registrada em cartório;
O cadastramento deve ser feito pessoalmente para a captura da imagem.
Recadastramento
Cartão CriciúmaCard Estudante;
Atestado de Matrícula/Frequência: contendo nome do aluno, série, ano e turno;
Comprovante de residência recente (inferior a três meses);
Qualquer pessoa com a documentação correta em mãos pode realizar o recadastramento, não sendo necessária a presença do titular.
Estudantes de outros municípios
Para alunos de outros municípios que não recebem passe da prefeitura, apresentar carteirinha intermunicipal ou declaração de transporte comprovando o deslocamento residência/instituição de ensino.
Para alunos que trabalham em Criciúma, além da documentação necessária, trazer declaração da Empresa.
Ouça a entrevista na íntegra com o analista administrativo do Cribus, no Programa Adelor Lessa: