A Rádio Som Maior lançou nesta semana um novo quadro no Programa Adelor Lessa, dedicado à sustentabilidade e educação ambiental. Intitulado Recicla Junto e Você: uma conexão sustentável, o espaço tem como objetivo conscientizar a população sobre a reciclagem e a economia circular. A iniciativa é uma parceria com a empresa Cristalcopo e o projeto Recicla Junto, que atua há cinco anos promovendo a educação ambiental na região.
"Começou em 2019 e de lá para cá a gente vem promovendo diversos projetos e diversas ações para conscientizar e educar as pessoas, não só aqui da região. Temos o intuito de expandir esse projeto e ensinar as pessoas a fazer a economia circular na prática", destaca a responsável pelo marketing da Cristalcopo, Fernanda Paiter, em entrevista ao programa nesta quinta-feira (3).
A educação é fundamental
Para a coordenadora de projetos do Recicla Junto, Aline Mezzari, o programa trata de assunto muito maior do que apenas a reciclagem. "Dentro do projeto existem várias ações em que a gente abrange diversas áreas da sociedade, levando essa ideia com os nossos três pilares: Sustentabilidade; Social e Educacional", aponta.
Além de ensinar, comunicar e orientar, o Recicla Junto foca em atingir o público de uma maneira diferente, e mais eficiente. "A gente trabalha muito na parte de comunicação, com essa orientação e com uma outra coisa que a gente fala também, que é com a sensibilização, porque a gente acredita que o Recicla Junto também tem esse objetivo de sensibilizar", esclarece a consultora de projeto e de comunicação do Recicla Junto, Danielle Zabotti.
Parcerias
O projeto trabalha junto com o Criciúma Esporte Clube desde sua fundação, em 2019. "O Heriberto Hülse é um grande parceiro e a gente tem ações nos jogos. Aí a gente consegue receber a sociedade, receber a população e educar, que eu acho que é o principal projeto", informa Aline.
Além disso, toda quinta-feira, o projeto realiza o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) no estacionamento do estádio Heriberto Hulse. "Ficamos das 8h ao meio-dia recebendo a população, que pode entregar seus resíduos recicláveis e ainda concorrer a brindes", explica a coordenadora. O PEV está aberto a toda a comunidade, facilitando o descarte correto de materiais como papel, vidro, metal e plástico.
Ouça a entrevista completa: