Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

[Áudio] Rotativo: Entenda as mudanças no Pio Corrêa

Tolerância de 15 minutos foi definida para embarque e desembarque em escola

Por Davi Brabos Criciúma, 02/04/2025 - 10:30 Atualizado em 02/04/2025 - 10:43
Foto: Arquivo/4oito
Foto: Arquivo/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nessa terça-feira (1°), a Gerestar, empresa que administra o estacionamento rotativo de Criciúma, começou a tratar com escolas do bairro Pio Corrêa sobre prazos de tolerância nos horários de entrada e saída para as aulas. Em reunião, foi proposto um limite de 15 minutos, nas ruas de acesso ao Colégio Marista.

Desta vez, o pedido partiu da própria instituição de ensino, e não dos moradores do bairro. "Essa solicitação não é tanto dos moradores do bairro, ela é uma solicitação do Colégio Marista, que é um parceiro nosso. O Colégio Marista está dentro do bairro Pio Corrêa, sempre ajudou a associação da melhor forma possível e nós como associação também estamos buscando ajudar o colégio da melhor forma possível", conta o presidente da Associação de Moradores do Pio Corrêa, Renan Búrigo, em entrevista ao Programa Adelor Lessa.

A definição acontece em todas as ruas de acesso ao colégio, no final da manhã, começo da tarde e final da tarde. "Ontem nós tivemos uma reunião então do CMT (Conselho Municipal de Transporte), e aí tivemos contato com a pessoa responsável pela Gerestar, eu conversei com ela e ela, de bom senso, definiu esses horários ali junto com o Colégio Marista", explicou Búrigo. Confira, abaixo, os horários de tolerância definidos:

Rua Antônio de Lucca: 11h45 às 12h; 13h05 às 13h20 e 17h45 às 18h.
Rua Humberto de Campos: 13h05 às 13h20 e 17h25 às 17h40.

Segundo Renan Búrigo, a decisão não faz parte da lei, e trata-se de uma "gentileza" por parte da concessionária. "Foi um bom senso, talvez até daria para extrapolar isso, uma gentileza, no sentido de que não há previsão legal para isso. Então, na lei do rotativo municipal, não há uma previsão de 15 minutos de tolerância, não há tolerância para colégios, não há tolerância para hospitais. E isso é também uma crítica nossa", destaca.

Comerciário

A cobrança do rotativo não afeta diretamente as escolas do Bairro Comerciário. "Isso não é necessariamente um problema nessa questão das escolas e a conciliação com o sistema rotativo, pelo menos não no bairro Comerciário", aponta o vice-presidente e advogado da Ambac (Associação de Moradores do Bairro Comerciário), Sérgio Biava Júnior.

A associação do Comerciário também esteve presente na reunião dessa terça, onde questionou o estudo técnico para a implementação do rotativo. "Para nossa surpresa, o presidente da DTT não soube apresentar a resposta adequada. Então causou uma certa estranheza da nossa parte, no sentido do próprio presidente da DTT não ter a resposta adequada com relação à realização desse estudo técnico", revela Biava. "O Conselho vai se redigir uma ata, e aí foram solicitadas uma série de providências, vai-se expedir um ofício à DTT, à Gerestar, para que elas apresentem os esclarecimentos de tudo isso que foi discutido", completa.

Ouça, na íntegra, as novidades sobre o rotativo:

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito