O Superior Tribunal Federal já formou uma maioria na decisão que interfere no aumento de vagas para o cargo de deputado federal a partir de 2026. Com isso, o estado de Santa Catarina muito provavelmente terá mais quatro deputados federais eleitos. A informação foi confirmada pelo deputado federal Rafael Pezenti nesta quarta-feira (12) (MDB), em entrevista ao Programa Adelor Lessa.
Em 2024, Pezenti apresentou um projeto que tinha como proposta contrária ao aumento de parlamentares. "O problema é que a minha proposta redistribui esses 513, mas os estados que perderão parlamentares não estão satisfeitos, obviamente. E aí começaram o movimento aqui dentro da Câmara, para que os estados que mereçam mais deputados de fato tenham, desde que os outros estados que deveriam perder não percam. Isso vai fazer com que nós tenhamos um número maior do que 513 deputados aqui em Brasília. Isso é uma aberração, um absurdo", comenta Pezenti.
Para o deputado, apesar do avanço dos projetos, suas resoluções ainda não serão definidas neste mês de fevereiro. "Uma coisa é certa, durante fevereiro isso não avançará, porque sabe aquela história de que o Brasil funciona só depois do Carnaval? Aqui em Brasília a gente vê claramente isso", aponta o parlamentar.
Ouça a entrevista completa do deputado federal Rafael Pezenti: