Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

[Áudio] SC pode ter cadastro para moradores em situação de rua

Proposta foi enviada ao governo pela Fecam

Por Davi Brabos 02/04/2025 - 11:34 Atualizado em 02/04/2025 - 11:54
Foto: Reprodução/Arquivo/4oito
Foto: Reprodução/Arquivo/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um cadastro único, destinado aos moradores em situação de rua, entrou em pauta no governo de Santa Catarina. A proposta foi realizada através da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), que busca integrar o atendimento e melhorar o atendimento a essa parte da população.

Em Criciúma, o bairro Pinheirinho registra reclamações referentes ao descaso do governo com a situação. Segundo denúncias de moradores do bairro, os dependentes químicos praticam furtos e roubos na região do Pinheirinho, mais precisamente na proximidade dos trilhos.

"Não adianta cada município fazer a sua parte sem que isso esteja integrado num trabalho em nível de estado", destacou Topázio Neto, prefeito de Florianópolis e presidente da Fecam, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior.

A proposta inclui tecnologia de reconhecimento facial para monitorar a movimentação dos afetados entre os municípios. "Nosso cadastro permitirá que a assistência social e forças de segurança chequem se aquela pessoa está há muito tempo em um local ou se veio de outro município", explicou Topázio. O sistema também será integrado às bases de dados da Polícia Militar, Polícia Civil, assistência social e saúde.

Segundo o presidente da Fecam, a proposta iria também auxiliar na identificação de criminosos com mandado de prisão em aberto, assim como desaparecidos. "De janeiro a março, identificamos 19 pessoas com mandados em Florianópolis, que foram levadas à penitenciária", informa o prefeito.

O governador Jorginho Mello encaminhou a proposta à Casa Civil para estruturação do projeto de lei a ser enviado à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Enquanto isso, a plataforma tecnológica será desenvolvida pela Fecam nos próximos 90 dias.

Ouça, na íntegra, a entrevista do presidente da Fecam:

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito