Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

((Áudio))Segunda maior economia da região carbonífera, Içara completa 63 anos

Indústrias e empresas impulsionam crescimento do município

Por Eduardo Tartarotti 20/12/2024 - 09:10 Atualizado em 20/12/2024 - 12:03
Foto: Vanessa Clarinda/4oito
Foto: Vanessa Clarinda/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Essa sexta-feira (20) marca o aniversário de 63 anos de Içara. Mesmo com as festividades, não é feriado no município, e os habitantes comemoram enquanto trabalham. A atitude é um reflexo do crescimento econômico apresentado nos últimos anos, com a cidade ultrapassando Tubarão e se consolidando como a segunda maior economia do Sul de Santa Catarina, atrás apenas de Criciúma.

O trabalho é uma marca dos içarenses desde o povoamento da cidade, no início do século XX, quando imigrantes italianos vindos de Criciúma desbravaram o sertão e instalaram-se nele. Segundo informações do IBGE, Içara recebeu esse nome em função da Içaroba, um tipo de palmeira com nome indígena abundante na região.  O território entrou em divisão administrativa em 1933, passando a integrar  o Distrito de São Sebastião, e sofreu algumas mudanças de nome, passando a se chamar Içara em 1943 e sendo elevado à categoria de município em 20 de dezembro de 1961.

Com a quarta maior população da região Sul, Içara foi deixando de ser uma cidade agrícola e passou a se tornar um grande centro industrial ao longo da sua história, impulsionado por setores como o metalmecânico, de tintas, plásticos e alimentos, além de ser um ponto de referência na produção de mel. 

A cidade também tem se destacado pela participação feminina na política, com a prefeita Dalvania Cardoso, do PL, tendo sido reeleita no primeiro turno das eleições em 2024. A mandatária conta que teve que superar desconfianças em relação ao cumprimento de tarefas, mas conseguiu fazer com que entendessem sua atuação: "Na hora que chove e cai a ponte à noite, eles dizem: 'Mas tu vai também?' Depois eles entenderam que eu ia estar presente. Aqueles serviços considerados masculinizados ainda trazem aquela dúvida para a população. Mas depois, aqui em Içara, se tornou algo natural."  destaca, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, especial do aniversário de Içara, na Rádio Som Maior. 

Ouça na íntegra o Programa Adelor Lessa especial do aniversário de Içara na Rádio Som Maior:

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito