Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

((Áudio)) "Senti boa vontade para definir", diz Ricardo Guidi sobre Usina Jorge Lacerda

Situação da termoelétrica foi uma das pautas de reunião parlamentar sobre carvão

Por Eduardo Tartarotti 14/02/2025 - 11:20 Atualizado em 14/02/2025 - 12:24
Foto: Eduardo Tartarotti/4oito
Foto: Eduardo Tartarotti/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Deputado Federal Ricardo Guidi, do PL, participou de uma reunião com prefeitos, senadores e outros deputados no Ministério de Minas e Energia para tratar da questão do carvão, no que diz respeito a contratos, concessões, compra, entrega e, principalmente, a situação da Usina Termoelétrica Jorge Lacerda, que está operando sem contrato desde o início de 2025.

Ao Programa Adelor Lessa, Guidi contou detalhes sobre o encontro. "Foi uma reunião bastante importante, produzida pela bancada gaúcha, que está com um problema sério hoje na Usina de Candiota, que está com boa parte desativada. Nós estávamos lá solidários à bancada gaúcha para que a gente possa resolver o problema para todas as regiões carboníferas, porque esse é um setor muito importante para o nosso País, um setor que garante a estabilidade energética do nosso Brasil. Para você ter uma ideia, em momentos de apagões ou crises hídricas, o carvão é fundamental para que a gente consiga manter a estabilidade do sistema elétrico", explica.

O parlamentar disse ainda que a questão do carvão não se resume à energia e economia. "A principal questão que a gente tem que enfrentar é a questão social. Somente aqui na região carbonífera de Santa Catarina são 20 mil empregos, entre diretos e indiretos. Somado com o Rio Grande do Sul, chega a 37 mil empregos diretos e indiretos. Então, são 37 mil famílias que dependem desse setor, e por isso eu defendi e consegui aprovar a necessidade de uma transição energética justa", afirma. 

Ricardo Guidi falou sobre as iniciativas a respeito da Usina Jorge Lacerda. "A gente está trabalhando no sentido de garantir a recontratação. A gente previa que já estivesse pronta e, por questões que não aconteceram, infelizmente ainda não está pronta, ainda não está definida. Mas eu não tenho dúvida de que vai ser definida. Senti boa vontade para definir, e senti também a bancada gaúcha e a bancada catarinense unidas para garantir que isso ocorra", aponta.  

Ouça na íntegra a entrevista do Deputado Federal Ricardo Guidi ao Programa Adelor Lessa na Rádio Som Maior:

 

 

 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito