Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

((Áudios e Vídeo)) Homenagem a Zefiro Giassi com IA impressiona pela semelhança

Empresário morreu há um ano

Por Davi Brabos Criciúma, 13/12/2024 - 13:53 Atualizado em 13/12/2024 - 15:07
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um ano após a partida de Zefiro Giassi, em 15 de dezembro de 2023, a rede de supermercados decidiu fazer uma homenagem ao empresário. A lembrança veio em formato de vídeo, nas redes sociais do grupo, e contou com o auxílio de inteligência artificial em sua criação, tanto para a imagem, quanto para a voz de Zefiro.

Veja, abaixo, o vídeo do grupo: 

Como funciona?

Foto: Fernanda Zampolli/4oito

 

O vídeo, produzido com IA, impressiona pela semelhança com a forma de fala e aparência de Zefiro. "Nós temos dois pontos muito fortes na inteligência artificial, que é o aprendizado e reconhecimento de padrão. E também a aproximação, que é encontrar um resultado mais aproximado, mais perfeito para a busca que a IA está fazendo", explica o professor de Engenharia de Software e cofundador de empresas que usam inteligência computacional, Luiz Ricardo Fiera, ao Programa Adelor Lessa da manhã desta sexta-feira (13), na Rádio Som Maior.

O avanço da tecnologia anda lado a lado com o crescimento da capacidade das IAs. "Não só o padrão na voz, quando a gente fala de imagens também criadas por inteligência artificial. O padrão no jeito de se portar, de fazer um vídeo. Hoje nós podemos usar a inteligência artificial para recriar imagens, para fazer traduções em tempo real. Eu posso, por exemplo, estar fazendo uma palestra aqui em Criciúma em português, e com hologramas estar sendo transmitido num auditório no Japão, em japonês, e em tempo real", continua o professor.

Ouça a explicação do professor Luiz Ricardo Fiera

Como surgiu a ideia da homenagem

O pensamento de homenagear Zefiro partiu de seu filho, Osni Giassi, que inicialmente não pensava em usar inteligência artificial. "Eu gostaria de fazer um vídeo bem legal com relação ao pai, de um ano que ele partiu. Mas eu te confesso, que quando ele (Edson Speck, do marketing do Giassi) apresentou, eu levei um susto muito grande. É impactante mesmo, e é claro que as lágrimas descem. A inteligência artificial, ela não traz a pessoa de volta, mas a voz, ela traz perfeita", relata Osni, ao Programa Adelor Lessa.

Ouça a declaração completa do filho de Zefiro, Osni Giassi:

A produção do vídeo

Após o surgimento da ideia, a proposta foi posta em prática quando o criador de conteúdo do grupo, Alexei Ramm, inseriu os materiais que tinha de Zefiro em um aplicativo. "A gente pegou vários trechos dentro disso e a gente submeteu dentro de uma inteligência artificial para criar o modelo da voz dele", conta Ramm, ao Programa Adelor Lessa. Após o cadastro da voz, o texto foi escrito por Edson Speck, junto de Osni Giassi.

Ouça como o vídeo foi produzido, com o criador de conteúdo Alexei Ramm:

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito