O 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), com sede em Criciúma, realizou nesta quinta e sexta-feira, 17 e 18, as formaturas dos Cursos de Guarda-Vidas Civis. Neste ano, 290 pessoas, entre militares e civis, ronda nas praias e guarnição de mergulho estão aptos para atuar nas praias de Balneário Rincão, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Morro dos Conventos e Passo de Torres.
As cerimônias contaram com a participação do subcomandante-geral do CBMSC, coronel BM Ricardo José Steil, que destacou a importância do trabalho de salvamento aquático. “A prevenção é nosso carro chefe para evitar mortes, nesta temporada que inicia não será diferente. Vamos continuar trabalhando forte, junto com os guarda-vidas, para que tenhamos uma excelente temporada”, destacou.
Essa será a sétima temporadas sem mortes em áreas guarnecidas e durante os dias de maiores movimento, como por exemplo o natal e ano novo, serão aproximadamente 190 pessoas trabalhando nas cinco praias de circunscrição do 4º BBM. Os guarda-vidas estarão atuando com a prevenção e salvamento aquático das 08h até o pôr do sol, aproximadamente 20h.
O comandante do 4ºBBM, major Luiz Felipe Lemos frisou sobre a importância do trabalho desenvolvido pelos guarda-vidas. “Acima de tudo quero ressaltar que precisamos seguir atuando diretamente com a prevenção para que não seja necessário realizar um salvamento”, finalizou.
Participaram das solenidades todos os comandantes do quartéis do 4ºBBM. Vale ressaltar que os eventos foram realizados respeitando o distanciamento social além da aferição de temperatura e a disponibilização de álcool em gel para os participantes.
Entrega de equipamentos
Durante a solenidade de Passo de Torres foi realizada ainda a entrega de uma motoaquática que auxiliará na Operação Veraneio das cinco praias pertencentes ao 4º BBM.
Em Araranguá, foi recebida uma mini retroescavadeira obtida através da parceria com a Defesa Civil de Santa Catarina. O equipamento será utilizado em ocorrências de intervenção em áreas deslizadas e ações de busca e resgate.
Para a praia de Balneário Rincão foi realizada a aquisição de uma cadeira anfíbia em parceria com o Rotary Club da cidade de Içara. A cadeira será utilizada para a realização do projeto praia acessível que possibilita o banho de mar assistido aos portadores de necessidades especiais. Viabilizado inicialmente em Balneário Rincão, atualmente o projeto atende diversas praias do litoral catarinense.