O presidente Jair Bolsonaro esteve no sul do Brasil nesta quinta-feira, 30. Ele chegou pela manhã em Porto Alegre para participar da posse de um general no Comando Militar do Sul (CMS). O vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB), também participou do ato. O evento foi fechado ao público e Bolsonaro não fez pronunciamentos na capital gaúcha.
O general Valério Trindade assumiu o CMS, e o ato teve transmissão via internet. Chamou a atenção que a maioria das autoridades não usava máscara. O vice-presidente chegou a abraçar diversos companheiros militares. Bolsonaro chegou a Porto Alegre no meio da manhã, deixando o Rio Grande do Sul por volta das 14h30min.
Essa foi a segunda saída de Bolsonaro de Brasília desde o início da pandemia de Covid-19. Um grupo de apoiadores do presidente o aguardou na parte externa do CMS.
Sem exame
Bolsonaro não apresentou nesta quinta os resultados dos exames para Covid-19 aos quais se submeteu, contrariando decisão da Justiça de São Paulo. Em vez de enviar os resultados dos exames, a assessoria médica da presidência da República encaminhou laudos médicos com a informação de que o presidente testou negativo para coronavírus.