Com o calor e a temporada de verão se aproximando, começa a haver uma uma migração quase que natural de pessoas para a região litorânea. No sul de Santa Catarina, o Corpo de Bombeiros e os guarda vidas já estão a postos para a realização da Operação Veraneio, que deverá ser ainda mais atípica neste ano por conta da pandemia de Covid-19.
O 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros é responsável por cerca de 80 quilômetros de costa na região, em uma área que vai desde a praia do Torneiro, no Balneário Rincão, até Passo de Torres.
“Serão cerca de 150 guardas vidas civis que atuarão em toda a nossa região. Já estamos com nossas atividades ativadas, já temos de maneira ininterrupta guarda vidas prestando serviços em toda a nossa orla. Mais especificamente, no Rincão, temos 15 postos. Destes, 14 estão instalados na orla e um na Lagoa dos Freitas”, declarou o capitão do Corpo de Bombeiros, Renan Fernandes.
Parte da atuação dos guarda vidas e bombeiros nas orlas do sul do estado ficará a mercê das decisões do Governo de Santa Catarina. Isso porque, com a pandemia de Covid-19, não se sabe ainda como ficará a questão das praias na temporada, se poderão ser acessadas com cadeiras e caixas de som.
A expectativa é de que a ação dos bombeiros na Operação Veraneio se estenda até a primeira quinzena de março, como nos anos anteriores. No entanto, tudo irá depender das condições climáticas.