Os 41 radares, que foram instalados no trecho da BR-101, ainda não estão operando. O chefe de comunicação da Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina (PRF/SC), Adriano Fiamoncini, afirmou que o funcionamento dos radares é de responsabilidade da concessionária CCR ViaCosteira, que é quem detém o controle do trecho.
“A obrigação de fazer o controle de velocidade no trecho concessionado é da concessionária através do contrato firmado com o governo federal. Ela é obrigada a instalar esses controladores de velocidade. Ela instala e faz a manutenção. À PRF cabe apenas o processamento das possíveis infrações, porque tem de ser um órgão público que faça esse controle, faça o julgamento dos possíveis recursos”, argumentou Fiamoncini.
Perguntado sobre o verão catarinense, ele falou que a expectativa de movimento é alta nas praias e rodovias do estado e que a PRF/SC já se prepara para a estação. “Vai ser um verão muito agitado, pois tem uma demanda reprimida que, no verão passado, não viajou por conta da pandemia”, disse.