Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Calor fora de época pode causar mortandade de peixes

Propriedade de Alirton Mazzuchello amanheceu com 12 peixes mortos na terça-feira

Por Heitor Araujo Içara - SC, 20/09/2019 - 15:51
Foto: Luana Mazzuchello
Foto: Luana Mazzuchello

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O calor fora de época do começo da semana trouxe surpresas ao produtor rural de Içara, Alirton Mazzuchello. Na segunda-feira, ele percebeu os peixes do açude da propriedade, localizada no bairro Morro Bonito, debatendo-se na água. Na terça, 12 peixes  amanheceram boiando no açude, mortos.

"Aquela temperatura de 41 graus foi coisa de louco. Os peixes começaram a se bater na água e na terça vários estavam mortos. Nunca tinha visto peixe morrer por calor", espantou-se o produtor.

Não é propriamente o calor que causou a mortandade dos peixes na propriedade. De acordo com técnicos da Epagri, os peixes podem ser os animais mais afetados pela alta temperatura fora de época, mas a morte tem outra causa: a falta de oxigênio.

No inverno, é comum o acúmulo de material orgânico nos açudes; os peixes comem pouca ração, que acaba acumulando na água. A temperatura mais alta, então, aumenta a decomposição desse material acumulado, diminuindo o nível de oxigênio na água, especialmente durante a madrugada. Por isso os peixes podem amanhecer mortos, como aconteceu na propriedade Mazzuchello, que não conta com airadores no açude.

De acordo com o produtor, as 12 tilápias mortas foram comidas pelas garças que rondavam a região, mas ainda houve tempo para fotografar os animais mortos. A Epagri não tem conhecimento de casos de mortandade de animais decorrentes do calor excessivo em setembro. 

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito