A ex-senadora Sandra Zanatta Guidi será uma das homenageadas da Câmara Municipal de Criciúma, nesta quarta-feira, 14 de dezembro. A proposição do Título Honorário de Cidadania Benemérita foi feita pelo vereador Daniel Antunes e aprovada por unanimidade pelos demais membros do legislativo. A Sessão Solene será realizada no Teatro Elias Angeloni, às 19h.
Sandra receberá o título pelos relevantes serviços prestados desde muito cedo à cidade onde nasceu. Ela é filha Eleonora e Alcino Zanatta, foi casada com o ex-prefeito e deputado Altair Guidi e é mãe de Andrea e do Deputado Federal Ricardo Guidi. Graduou-se em Ciências Biológicas e Pedagogia na Unesc. É pós-graduada em Genética Humana pela UFRGS.
Na educação criciumense deixou grandes marcas: foi Professora de Ciências na rede pública e privada e de Genética Humana na Unesc. Foi Diretora de escola, Gerente Regional e Diretora da Secretaria de Estado da Educação. É uma das fundadoras da Academia Criciumense de Letras e desde 1999 é Conselheira do Conselho Estadual de Educação.
Já na área social, foi Presidente da AFASC, criando as “Creches Casulo” e ampliando o número de vagas para crianças de 0 a 6 anos, com reconhecida melhoria do atendimento. Ampliou também o número de Clubes de Mães. Teve importante participação no Projeto Criciúma Criança e foi Secretária de Assistência Social, priorizando a qualificação das mães do Projeto Renda Mínima e de jovens dos bairros carentes, com cursos de informática.
Entrou para a história política sendo a 11ª Senadora da República. “Foi uma grata surpresa, fiquei muito feliz com essa homenagem do vereador Daniel. A verdadeira política me deu este privilégio: compreender que aqueles que possuem oportunidades especiais também precisam retribuir em benefício da comunidade. Sou feliz por ter trilhado este caminho”, colocou ela em forma de gratidão a Antunes pela indicação e aos demais vereadores pela aprovação.
O proponente reforçou os importantes serviços da homenageada à sociedade criciumense. “Sandra tem um belíssimo trabalho, tanto como educadora, como também Presidente da AFASC, enquanto primeira dama. Até mesmo na esfera federal, como Senadora da República. Ela é uma mulher que fez e continua fazendo muito pela nossa sociedade de um modo geral”, finalizou o vereador.