A Câmara de Vereadores de Siderópolis irá homenagear a doutora Cleusa Coral Ghanem. Ela é natural da cidade, bisneta de Natale Coral, o responsável pela demarcação das terra de “Nuova Venezia”, mas que desenvolveu a vida profissional em Joinville, onde foi fundadora do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem. Receberá o título de Cidadã Benemérita.
“Isso aqui mexeu com o meu coração, ontem fui em São Bento Alto, na nossa casa abandonada. Esse título está me trazendo emoção e agradecimento também, por tudo o que eu aprendi nessa comunidade coesa e solidária, de imigrantes e seus descendentes”, disse a homenageada.
Na década de 1980 treinou mais de 2 mil pessoas, para que fizessem atendimentos oftalmológicos. Depois de formada, junto com o marido, passou a atender na casa do sogro, que havia se aposentado. Montaram uma equipe e aos poucos o serviço foi crescendo, sendo um dos primeiros do país. Lembrou ainda do tempo que viveu no Sul.
“Eu sai de Siderópolis com um ano e quatro meses, para morar em São Bento Alto. A minha mãe dava aula de manhã e de tarde, eu sai de lá aos 9 anos, porque não tinha mais nada para aprender lá. No segundo ano eu fui para Florianópolis e em seguida entrei na faculdade de medicina, onde encontrei meu marido, que tinha o pai oftalmologista”, concluiu.