O vereador Rodrigo Nava (PSB) usou o Horário Político na Câmara de Treviso para falar sobre a Proposta de Emenda da Constituição (PEC) do pacto federativo, que prevê a extinção de municípios. Segundo a proposta do governo federal, aqueles com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total serão incorporados por municípios vizinhos.
"Conversando com técnicos da administração, estamos na faixa de 7,5% a 8%. Teríamos que alcançar 2% ou 3% para nos enquadrarmos nos 10% como prevê a legislação", falou. Conforme entrevista do prefeito Jaimir Comin (PP), no dia 7, mais de 90% da população é contrária a essa iniciativa.
Para o vereador, o município pode atingir o percentual com a regularização da Planta Genérica e do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do município. A PEC encaminhada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, ao Senado gerou polêmica nos municípios pequenos: mais de 1 mil podem perder a autonomia em todo o país, incluindo Treviso, Ermo e Morro Grande.