Os candidatos a prefeito de Criciúma já arrecadaram R$ 972.099,25 desde o início da campanha até agora, faltando 11 dias para as eleições de 15 de novembro. Disso, eles já empenharam, somados, despesas na ordem de R$ 725.406,41. A candidatura que mais gastou, até agora, é a de Rodrigo Minotto (PDT), com despesas de R$ 254.5 mil. Quem menos gastou foi o Professor Ederson (PSTU), que acusou apenas uma despesa de R$ 600. Todos os dados estão apresentados no sistema Divulgacand, com um porém: o Coronel Manique Barreto (Podemos) ainda não declarou gastos nem arrecadação de campanha.
O segundo candidato com despesas mais elevadas até aqui é Dr. Anibal (MDB), que consumiu R$ 193 mil. Depois aparecem Clésio Salvaro (PSDB), que gastou R$ 146,2 mil, e Júlia Zanatta (PL), com gasto apresentado de R$ 104,6 mil. Chico Balthazar (PT) consumiu R$ 36,4 mil até o momento. Confira a lista:
Gastos de campanha declarados até 4/11
Chico Balthazar (PT) - R$ 36.405,50
Coronel Manique Barreto (Podemos) - não declarou
Dr. Anibal (MDB) - R$ 193.027,05
Júlia Zanatta (PL) - R$ 104.647,06
Professor Ederson (PSTU) - R$ 600,00
Rodrigo Minotto (PDT) - R$ 254.504,80
Salvaro (PSDB) - R$ 146.222,00
Total - R$ 735.406,41
Os principais gastos de cada um
É possível desdobrar no que cada um gastou até aqui. Rodrigo Minotto investiu R$ 69 mil em produção de programas de rádio, TV ou vídeo, R$ 35 foram empregados em assessoria jurídica, R$ 30 em prestação de contas de campanha junto a escritório especializado, R$ 18,2 mil em materiais impressos e R$ 17,5 mil em serviços prestados por terceiros.
Dr. Anibal aplicou R$ 95,5 mil em produção de programas de TV e rádio, R$ 63,2 mil em materiais impressos de campanha, R$ 10,5 mil em criação e inclusão de páginas na internet, R$ 10,1 mil em adesivos e R$ 8,7 mil em produção de vinhetas, jingles e spots.
O prefeito Salvaro destinou R$ 40 mil para serviços advocatícios, R$ 38,2 mil para produção de programas de rádio, televisão ou vídeo, R$ 31 mil em produção de jingles, vinhetas e spots, R$ 20 mil em baixa de estimáveis e recursos de pessoas físicas e R$ 14,9 mil em despesas com pessoal.
Júlia empregou R$ 47,5 mil na produção dos seus programas de rádio e TV mais vídeos, R$ 20 mil em assessoria jurídica, R$ 14,7 mil em adesivos para a campanha, R$ 11 mil em materiais impressos e R$ 4,1 mil na rubrica "diversas a especificar".
Já Chico Balthazar destinou R$ 30 mil à rubrica "baixas de estimáveis, recursos de partido político", R$ 16,6 mil em serviços prestados por terceiros, R$ 9,3 mil em publicidade com adesivos, R$ 9,1 mil em materiais impressos e R$ 1,2 mil em produção de vinhetas, jingles e spots. O único gasto de Professor Ederson, de R$ 600, foi em serviços contábeis.
As arrecadações dos candidatos
Em relação às receitas, Rodrigo Minotto arrecadou mais: R$ 262,1 mil. Dr. Anibal recebeu R$ 249,2 mil e Júlia Zanatta, R$ 205,4 mil. Para Salvaro, até agora, R$ 161,6 mil, e para Chico, R$ 93,7 mil.
Receitas de campanha declaradas até 4/11
Chico Balthazar (PT) - R$ 93.709,25
Coronel Manique Barreto (Podemos) - não declarou
Dr. Anibal (MDB) - R$ 249.230,00
Júlia Zanatta (PL) - R$ 205.400,00
Professor Ederson (PSTU) - R$ 0
Rodrigo Minotto (PDT) - R$ 262.110,00
Salvaro (PSDB) - R$ 161.650,00
Total - R$ 972.099,25
No topo das arrecadações de cada um, é possível conferir os detalhes. Para Rodrigo Minotto, R$ 250 mil foram repassados pela direção nacional do PDT e R$ 12,1 mil são recursos próprios do candidato. No caso de Dr. Anibal, a direção estadual do MDB repassou R$ 172 mil, a direção estadual do DEM contribuiu com R$ 42,1 mil, o próprio candidato destinou R$ 25,1 mil e Carlos Alberto De Bona Sartor doou R$ 10 mil.
Para Júlia Zanatta foram R$ 150 mil da direção nacional do PL, R$ 50 mil da direção estadual do PSL, R$ 4,4 mil de recursos próprios da candidata e R$ 1 mil de Guilherme Luiz Becker Lutz. Em relação a Clésio Salvaro as principais fontes de arrecadação até aqui foram Lauro Coan Filho, Angelita Possamai, o ex-deputado Adilor Guglielmi e Zulmara Bacis Guglielmi, além do vice-prefeito Ricardo Fabris, com cada um repassando R$ 10 mil à campanha.
Para a campanha de Chico Balthazar houve repasse de R$ 30 mil da direção nacional do PT, R$ 23,8 mil da direção municipal do partido, R$ 10 mil de recursos do próprio candidato, R$ 5 mil de Demervaldo Brunelli e R$ 4 mil de Ubirajara Mattos.