Formar líderes com alto rendimento é um desafio para as empresas na atualidade. Para auxiliar os gestores com essa demanda, a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) promove uma formação para líderes de alta performance. A capacitação ocorrerá durante seis encontros, de forma presencial e virtual, de 7 de novembro a 3 de dezembro, tendo como facilitadores Marcos Brasil, especialista em Comunicação Organizacional, e Emerson Magalhães Nogueira, especialista em Administração e Marketing e analista comportamental.
"Essa formação nasceu da minha experiência de ter trabalhado, desde 2004, com líderes do Banrisul, onde treinei mais de 2 mil líderes do Banco do Rio Grande do Sul, me proporcionando um laboratório para eu experimentar, testar várias ferramentas e técnicas com líderes", conta Brasil.
Conforme o especialista, a maioria das pessoas assume o cargo de liderança pela sua competência técnica ou pelo seu tempo de empresa ou, ainda, pela combinação das duas qualidades.
"É raro alguém ser alçado ao posto de líder pela sua maturidade, equilíbrio emocional e capacidade de lidar com pessoas. O assunto liderança é ainda muito subjetivo. O que é ser um líder? O que é ter uma performance de líder? A grande dor das empresas é que não existem líderes formados. O líder acaba se formando por conta própria, enfrentando os desafios da empresa no dia a dia e cada vez mais absorvendo a cultura da empresa, e isso não garante qualidade de liderança", explica Brasil.
"O curso vai trabalhar a identidade, se a pessoa tem ou não identidade de líder, e como ele pode construir, por meio de modelagens, que são princípios da programação neurolinguística. Irá também habilitar esse profissional a identificar e saber como se comunicar com os diversos perfis que existem no seu grupo, uma vez que sabemos que numa equipe existem pessoas com características diferentes", acrescenta o facilitador Emerson Magalhães.
Comunicação generativa
A Formação em Liderança de Alta Performance foi desenvolvida para proporcionar aos participantes experiências e vivências práticas baseadas em Comunicação Generativa, que estuda os modelos de desenvolvimento pessoal estruturados em três premissas.
"A primeira são os aprendizados adquiridos durante a infância e a adolescência (crenças); os resultados que você consegue produzir hoje com o que aprendeu até o momento (modelo mental); e quem você deseja ser e quais competências precisa desenvolver para se tornar a pessoa que você deseja ser", informa Brasil.
Competências
Ainda conforme o especialista, um líder de alta performance precisa desenvolver dois tipos de competência, a emocional e a intelectual. "O maior desafio, portanto, de um ser humano que deseja ocupar uma posição de liderança é desenvolver sua competência emocional para lidar e extrair o que há de melhor de si e dos outros profissionais que fazem parte da equipe. Nesse caso, se você não passar por uma experiência de desenvolvimento pessoal que forneça conhecimento, desenvolva habilidades e provoque suas atitudes, a competência emocional ficará no nível teórico", explana Brasil.
"O motivo principal dessa formação é dar essa qualificação na área comportamental, para que os gestores possam, a partir do autoconhecimento, identificar nos membros da equipe as suas respectivas características e a melhor forma de se comunicar", complementa Magalhães.
Inscrições e informações
Os interessados em obter mais informações ou fazer a inscrição podem entrar em contato pelo número (48) 99974-4044 (WhatsApp) ou pelo e-mail [email protected] ou ainda pelo link acicri.com.br/cursos.