Completadas as primeiras 24 horas da ação do hacker que invadiu a conta da Casa Guido no Instagram, a Polícia Civil está integrada ao trabalho para tentar recuperar o perfil para a entidade. "Estamos sem a conta, mas em contato com um delegado especialista. Temos procedimentos a fazer a cada duas horas, então não temos previsão de quando vamos conseguir recuperar. Estamos na luta para resgatar, e isso deve levar no mínimo dois dias", comentou Viviane Garcia, do setor de captação da instituição, em entrevista à Rádio Som Maior no fim da tarde desta terça-feira, 1.
"Quando percebemos que hackearam, nossa primeira preocupação foi informar os nossos amigos da Casa Guido, atingimos um grande público divulgando. Infelizmente ele continua com acesso à nossa conta e novamente postou nos nossos stories com a vaquinha", referiu. Viviane contou que o hacker chantageou pessoas que tentaram contato pela conta, em mensagem direta. "Ele chegou a fazer uma chantagem conosco, disse que tinha a intenção de devolver a conta mas que como estávamos divulgando muito, ele não devolveria. Não vamos ceder a essa chantagem, por enquanto a conta seque hackeada", reforçou.
Mais pessoas procuraram a Casa Guido ao longo desta terça para referir que haviam feito doações, atendendo às postagens que o hacker fez nos stories da conta. "Tive no decorrer do dia mais manifestações de pessoas dizendo que doaram, que ficaram sabendo depois, que não sabiam de manhã mas à tarde foram informados. Várias pessoas fizeram doações", comentou Viviane. O criminoso, nas três postagens feitas, fez uso da imagem de uma antiga campanha de outra instituição e criou o link para a plataforma Vakinha, pela qual ele já conseguiu coletar R$ 1,2 mil pela conta da Casa Guido, fora as doações por pix, das quais não há controle do arrecadado até aqui. "O valor já está em quase R$ 1,2 mil e as doações por pix. A crescente foi menor. Agora, com a divulgação, já deu uma freada", destacou.
Um pedido que a direção da Casa Guido tem feito é que as pessoas façam postagens nas suas redes sociais referindo que a conta está hackeada e que a instituição seja marcada no seu perfil oficial. "Pedimos que as pessoas postem no Instagram e marquem a Casa Guido", enfatizou.