Quem passou pela Praça Nereu Ramos, em Criciúma, nesta terça-feira (15/2), pela manhã teve a oportunidade aprender um pouco mais sobre os principais sintomas e sinais dos diferentes tipos de câncer que acometem crianças e adolescentes. A comunidade recebeu o alerta e a orientação por meio de uma ação promovida pela Casa Guido em alusão ao Dia Internacional de luta contra o Câncer Infantil, celebrado nesta data.
Ao entregar materiais informativos sobre as ações da instituição e que mostram, por meio de desenhos, os principais sintomas a serem observados por pais e cuidadores de Crianças, a Casa Guido objetivou conscientizar a comunidade em geral sobre a importância de estar atento aos sinais e, desta forma, conseguir obter o diagnóstico precoce. "Nosso principal foco é levar ao maior número de pessoas possível a informação sobre esses sintomas. Sabemos que o quanto antes a doença for diagnosticada maior a chance de efetividade do tratamento. Se estivermos possibilitando o diagnóstico de uma criança todos os esforços já são válidos", pontua a responsável pela ação, Viviane Hofman Garcia.
A Casa Guido presta apoio a crianças e adolescentes das regiões da Amrec, Amesc e Amurel, totalizando 45 municípios do Sul de Santa Catarina. Atualmente são aproximadamente 90 pacientes em tratamento de câncer que têm na Instituição a assistência que vai desde a alimentação até apoio jurídico na luta por medicamentos e serviços não fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), atendimento com assistente social, nutricionista, psicóloga e dentista, entre muitos outros serviços que visam levar conforto à família.
Os interessados em conhecer mais sobre os sintomas destacados na ação e as formas de colaborar com a instituição podem obter informações na página do Instagram @CasaGuido ou no site https://guido.org.br/.
Outros detalhes sobre projetos, necessidades e serviços da Casa Guido podem ser obtidas no telefone (48) 3045-6211, também disponível no Whatsapp.