Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Casan adverte: faltará água em pontos da região (VÍDEO)

Rompimento de adutora em Nova Veneza é a causa. Conserto já foi feito, mas há o prazo para abastecimento total do sistema

Por Denis Luciano Criciúma, SC, 28/03/2022 - 20:35 Atualizado em 28/03/2022 - 20:47
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Alguns pontos dos municípios atendidos pela Barragem do Rio São Bento ficarão sem água nas próximas horas. A advertência foi feita pelo superintendente regional Sul Serra da Casan, Gilberto Benedet Júnior, em entrevista ao programa Ponto Final, da Rádio Som Maior, no fim da tarde desta segunda-feira (28).

"A adutora que rompeu em fevereiro voltou a romper novamente na manhã desta segunda. As nossas equipes foram ao local, às 15h30min o problema estava reparado, começamos a reabastecer o município, o que levou umas duas horas. O sistema está restabelecido, a gente volta a abastecer Criciúma e municípios vizinhos", apontou. "Esperamos que ao longo da madrugada e esta terça tudo se regularize. As partes mais afastadas só na quinta estará regularizado", alertou. "Quem tem caixa d'água, reservatório em casa sente muito menos que quem depende diretamente da nossa água", ponderou.

Leia também:
Casan finaliza conserto de adutora em Nova Veneza
Após rompimento de adutora, abastecimento deve voltar em até 48h
Novo rompimento de adutora pode comprometer abastecimento na região

Entre os locais que poderão sofrer prejuízos no reabastecimento estão áreas mais distantes da Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no Bairro São Defende em Criciúma. "Sim, em Maracajá, parte da Quarta Linha, parte de Içara, os pontos mais afastados que dependem de bombeamento, e as partes mais altas também", observou. "O que aconteceu em fevereiro provavelmente vai acontecer de novo, embora as nossas equipes tenham agido com celeridade. É bem possível que haja falta d'água nesses locais sim", destacou, lembrando outro momento de rompimento da mesma adutora.

Investimento para resolver

Trata-se da mesma adutora rompida em fevereiro. O superintendente vê uma relação entre os sucessivos problemas e a recente pavimentação da via na qual passa, no subsolo, essa rede da Casan. "Sim, a gente acredita que com a pavimentação da rodovia do Picadão a movimentação de maquinário pesado tenha feito fissuras na rede que agora estão aparecendo", sublinhou.

Gilberto lembrou a importância do investimento que a Casan está fazendo em uma nova adutora para conectar a barragem à ETA do São Defende. "Felizmente desde o ano passado começamos a instalar uma adutora em ferro fundido, paralela à atual, e vamos desativar essa rede de fibra", comentou. "A previsão de conclusão é em maio, em dois meses estará sendo inaugurada, é uma obra grande, 13,5 quilômetros de assentamento de um tubo de ferro com 800mm de diâmetro, é uma obra mais lenta mas estamos quase concluindo e poderemos dar segurança hídrica à toda a região", detalhou.

Ouça a entrevista do superintendente regional da Casan no podcast:

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito