Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Casan avisa que vai levar 48h para restabelecer o abastecimento de água na região

Adutora mais uma vez rompeu gerando transtornos para os consumidores

Por Maira Rabassa Criciúma, SC, 16/02/2022 - 10:06 Atualizado em 16/02/2022 - 10:28
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Serão mais 48h de espera para que as comunidades mais distantes da região central de Criciúma voltem a ter o abastecimento de água restabelecido. Na tarde desta terça-feira, 15, mais uma vez a adutora de Nova Veneza rompeu. No último dia 09 (quarta-feira passada) o mesmo problema se apresentou nos encanamentos da localidade de Picadão, no interior do município. Desta vez, o vazamento fica a dez metros do mesmo local que foi rompido na semana passada. 

Leia tambémCom novo rompimento de adutora, volta a faltar água na região

O gerente da Casan de Criciúma, Jaison Speck, explicou no programa Adelor Lessa, que não sabem a razão exata para esse novo problema. “Não tem uma causa específica, mas possivelmente, com o rompimento na semana passada, alguma vibração extra aconteceu na adutora, além do tráfego de caminhões naquela região, o que acabou cedendo”, aponta o gerente da Casan. Ele diz que é um sistema novo, que tem 10 anos de uso e com validade de 30 anos. 

Os trabalhos foram concluídos ainda na madrugada desta quarta-feira, 16, por volta das 2h. Já às 3h a água começou chegar de forma gradual em vários pontos de Criciúma. “Vamos precisar fazer um rodízio para priorizar os pontos mais distantes. Assim, a população vai poder encher as suas caixas d 'águas nesses próximos dois dias. Infelizmente vamos sofrer um pouco com o fornecimento nesses próximos dois dias”, conclui. 

Nota da Casan:

CASAN TRABALHA NA RECUPERAÇÃO NO SISTEMA INTEGRADO DE CRICIÚMA
 
A CASAN informa que concluiu na noite de ontem o reparo de um novo rompimento na adutora que atende o Sistema Integrado de Criciúma e o abastecimento está sendo recuperado.

As equipes trabalharam no conserto da tubulação e às 2h25 iniciaram o religamento do sistema. O retorno do fornecimento de água está sendo gradativo, sendo mais lento para regiões altas e finais de rede.

Por conta desta situação, a CASAN está operando com a vazão reduzida para os municípios de Siderópolis, Forquilhinha, Maracajá, parte de Içara, Nova Veneza e também parte de Morro da Fumaça. Em Criciúma, os bairros mais afetados são: Quarta Linha, São Domingos, São Defende, Montevidéu e Mina do Toco.

A Companhia pede compreensão e colaboração para que a água dos reservatórios domiciliares seja utilizada da forma mais econômica possível até normalização completa do sistema.

Nova adutora

Uma nova adutora em execução vai reduzir o tempo de recuperação do Sistema Integrado de Criciúma em casos de rompimento, como o que ocorreu esta semana.

Com investimento de mais de R$ 24,8 milhões, essa nova rede com obras iniciadas no ano passado é a segunda maior obra de Sistema de Abastecimento de Água em execução pela CASAN dentro do programa Planejamento Hídrico para Santa Catarina.

No total, terá 6.432 metros de extensão, com tubulações em ferro fundido de 800mm de diâmetro. Quando estiver concluída, vai ampliar em 50% a capacidade de levar água da Barragem até a ETA São Defende, em Criciúma.

A obra trará mais segurança ao Sistema Integrado que atende mais de 400 mil habitantes de Criciúma, Forquilhinha, Içara, Maracajá, Nova Veneza, Siderópolis e Morro da Fumaça. Com a nova adutora será possível deixar as redes existentes como reserva para situações de emergência. Além disso, o investimento permitirá que a Estação de Tratamento de Água de Criciúma seja ampliada, em projeto que também integra o Planejamento Hídrico para o Estado de Santa Catarina.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito