Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Catarinense só a partir de junho e com portões fechados

Faltam seis rodadas para a conclusão do Estadual

Por Marciano Bortolin Florianópolis, SC, 12/05/2020 - 16:21
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A volta do futebol em Santa Catarina também foi debatido nesta terça-feira, 12, na Casa d’Agronômica. O governador Carlos Moisés da Silva (PSL) recebeu representantes dos clubes de  profissionais que agradeceram a portaria que autoriza o retorno dos treinos mediante protocolo, publicada no Diário Oficial do  na noite de segunda-feira, 11. No encontro ficou definida a criação de um grupo de trabalho com representantes médicos dos clubes e do Centro de Operações de Emergência na Saúde (COES). O objetivo é avaliar as condições para um possível retorno dos jogos, desde que não haja presença do público.

Presente na reunião, o deputado estadual do Sul, Rodrigo Minotto (PDT), fala que a competição não será retomada em maio. “Foi apresentada a intenção de retomada do Campeonato Catarinense. São necessários de 21 a 25 dias para a conclusão da competição e como os atletas precisam recuperar a condição física após o retorno dos treinos, ele não volta em maio”, fala Minotto.

Grupo de trabalho

O governador destacou que o Executivo vem tratando da questão com responsabilidade. De acordo com ele, é preciso dar um passo de cada vez, e a abertura de um canal de diálogo permanente com os clubes é fundamental para que se chegue a um denominador comum. “A gente está avaliando quais são os impactos, em termos de aglomeração de pessoas, se um campeonato fosse eventualmente liberado para acontecer, de portas fechadas, sem plateia. Criamos um novo grupo de trabalho para integrar-se ao COES, juntamente com infectologistas enviados pela própria Federação Catarinense de Futebol (FCF). Um eventual retorno dos campeonatos precisa ocorrer de forma segura”, avalia o governador.

O presidente da FCF, Rubens Angelotti, avaliou o encontro como positivo e agradeceu ao Governo pela liberação dos treinos. O dirigente afirmou que são necessárias seis datas para terminar o Campeonato Catarinense, o que poderia ocorrer em um total de três semanas, com jogos às quartas e domingos. Ele acrescentou ainda que os atletas precisam de ao menos 15 dias para retornar à forma física ideal. “ Os treinos estão liberados e os clubes vão seguir os protocolos. Todos os clubes de futebol profissional terão que disponibilizar testes para os seus atletas, para que possam treinar e futuramente voltarmos ao nosso campeonato”, afirma.

Quem também agradeceu ao retorno dos treinamentos foi o presidente da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCclubes), Francisco Battistotti. Ele lembrou que o seu clube, o Avaí, já gastou R$ 50 mil em testes para a Covid-19, com o objetivo de garantir que todos os funcionários da agremiação sejam testados. “Faremos contato com os prefeitos de cada município para que eles também referendem a portaria do governador, que tomou um pouco de informações sobre a gestão dos clubes. Acreditamos que esse grupo de trabalho vai arranjar uma solução para que a gente termine o Campeonato Catarinense”, afirmou Battistotti.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito