Em um período de dois dias, técnicos da CCR ViaCosteira, concessionária que administra a BR101 sul/SC no sul de Santa Catarina dará continuidade as instalações de mais três novos Painéis Eletrônicos de Mensagens Variáveis (PMVs) em pontos estratégicos da rodovia. O serviço inicia nesta segunda-feira (25) em Tubarão na altura do km 340 sentidos norte, e em Paulo Lopes na altura do km 264 sentidos norte, na terça-feira (26) em Pescaria Brava na altura do km 317 sentidos norte.
As ações devem iniciar as 8h e ás 13h respectivamente, com previsão de bloqueio de uma faixa. Eventualmente, poderá ser necessário o bloqueio total da via, porém, o mesmo será comunicado pela Concessionária em seus canais de comunicação.
Os equipamentos serão mais um recurso de apoio e comunicação para quem trafega pela BR-101sul/SC. Por meio deles serão mostradas mensagens informando sobre a situação, em tempo real, da rodovia, como acidentes, pontos em obras, mensagens de conscientização, entre outras.
Os painéis são uma importante ferramenta de comunicação da Concessionária com o usuário da BR101sul/SC. Através dos PMVs, o Centro de Controle Operacional (CCO) consegue alertar o motorista sobre ocorrências na rodovia como por exemplo um acidente ou interdição de faixa. Outra importante função dos equipamentos é na divulgação de campanhas e mensagens de segurança de trânsito.
Tecnologia a serviço do tráfego
Medindo cerca de 2x8 metros, o PMV é instalado a uma altura de mais de 7 metros da rodovia. Isso permite uma visibilidade de mais 1 quilômetro de distância e uma legibilidade de, pelo menos, 270 metros, variando de acordo com o texto utilizado. O painel não tem limite de caracteres e permite a utilização de diversas cores simultaneamente.
A estrutura que dará suporte ao equipamento será um semipórtico composto por uma viga de sustentação no chão, que mede 7,2x14,3 metros, e uma viga superior, que irá manter o PMV suspenso.
Em caso de chuvas, o serviço será suspenso. A CCR ViaCosteira reforça aos usuários que atentem à sinalização nos locais, respeitando os limites de velocidade. Mais informações pelo Disque CCR ViaCosteira no 0800 255 55 50.
Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU)
Os profissionais que trabalham à frente desses serviços são acionados pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que recebe os chamados e, imediatamente, avisa as equipes mais próximas para que o atendimento ocorra no menor tempo possível.
No total são 4 Bases de Atendimento ao Usuário (Imbituba km 267 sentido sul, Laguna km 305 pista sentido norte, Sangão km 354 pista sentido sul e Santa Rosa do Sul km 447 sentido norte),19 equipamentos, sendo: 6 ambulâncias, das quais 2 são UTI’s móveis, 5 guinchos entre leves e pesados, 6 viaturas de inspeção de tráfego, 2 caminhões para apreensão de animais, 2 caminhões de combate a incêndio e duas minis pás carregadeiras para atendimento a incidentes.
As viaturas de inspeção percorrem os 220 km, divididos em trechos, também 24 horas por dia. Se durante o percurso, a equipe visualizar qualquer fato incomum na rodovia ou algum usuário necessitando de apoio, eles realizam o primeiro atendimento e ficam à disposição do cliente.
Para entrar em contato, o usuário tem disponíveis o site www.ccrviacosteira.com.br, o aplicativo CCR Rodovias Sul, disponível para iOS e Android, o número do Disque CCR ViaCosteira que também atende ligação de celular a cobrar 0800 255 55 50 e o WhatsApp onde o cliente deve salvar o número (48) 3211-3130 na agenda de contatos.
CCR ViaCosteira
A CCR ViaCosteira é responsável pela administração de 220,4 quilômetros da BR 101, no Sul do estado de Santa Catarina, região de grande importância agroindustrial e turística por contar com algumas das mais belas praias do Brasil.
A concessão passa por 19 municípios, entre Palhoça e Passo de Torres, na divisa com o Rio Grande do Sul. A ViaCosteira responde, ainda, pela operação da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, e pelos Túneis Morro do Agudo, em Paulo Lopes, e Morro do Formigão, em Tubarão.