Representantes de empresas com projetos em Eficiência Energética dos quatro cantos do mundo estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 14, durante a cerimônia virtual de AEE International Award 2020, realizada diretamente de Las Vegas. O time da Celesc, formado pelo coordenador do Projeto Bônus Motor da Celesc, Arthur Laureano Rangel, o gerente de P&D e Eficiência Energética, Thiago Jeremias, o diretor de Distribuição, Sandro Levandoski e o gerente do Departamento de Projetos, Marco Gianesini, representou o Brasil e recebeu o prêmio na categoria Projeto Inovador de Energia, pelo programa "Bônus Motor".
A Celesc conquistou o título na categoria Projeto Inovador de Energia do Ano 2020 com o Programa "Bônus Motor" que promoveu a substituição de motores antigos por novos, mais modernos e eficientes,ajudando, principalmente, a renovar o parque industrial do estado utilizando um sistema de bônus financeiro. Em 12 meses, o programa substituiu mais de 1,7 mil motores, o que representou uma economia total de 18,64 GWh, número correspondente ao consumo de aproximadamente 7,5 mil moradias no período de um ano. Em motores, foram vendidos R$ 14,87 milhões, dos quais R$ 5,02 milhões foram pagos pela Celesc. Os clientes participantes tiveram um bônus médio de 33,78% na troca dos seus equipamentos.
Arthur Rangel Laureano explicou que, para os participantes, essa foi uma maneira simples de reduzir drasticamente o investimento necessário para comprar um motor de alta eficiência que proporciona economia de energia substancial, permitindo que seus participantes consumam menos eletricidade e aumentem sua competitividade. Por outro lado, a mudança representou a oportunidades de desenvolvimento a toda a cadeia produtiva e econômica catarinense, que reflete no trabalho e nos lares das pessoas e, principalmente, colaborar com a preservação da principal herança para as gerações futuras, que é o meio ambiente.
O diretor de distribuição da Celesc, Sandro Levandoski, reforçou que a empresa vem trabalhando muito forte no programa de eficiência energética e em 2019 alcançou o montante histórico de 11 milhões de dólares em investimentos nesta área. "Neste contexto, estamos muito felizes com o prêmio AEE International recebido pelo Programa Bônus Motor. É um reconhecimento ao trabalho desenvolvido e uma motivação para novos desafios", agradeceu.
Sobre o Programa Bônus Motor
O Programa Bônus Motor foi desenvolvido visando atender a Chamada PEE ANEEL nº 002/2015 e é voltado aos consumidores das classes Industrial, Comércio e Serviços, Poder Público, Serviço Público ou Rural, com registro no CNPJ e adimplentes com a Celesc, cujos motores antigos se encaixarem em requisitos como potência, ano de fabricação e tempo mínimo de operação. Sua finalidade é promover a eficiência energética por meio da substituição de motores elétricos antigos ou recondicionados por motores novos, mais modernos e mais eficientes, utilizando um sistema de bônus.
Conheça os ganhadores das 11 categorias
Engenheiro de energia do Ano 2020
Emily Thorn Cortnay
Gestão Corporativa de Energia
Rudin Management Company
Gestão Institucional de Energia
The Universtity of Cincinnati
Desenvolvimento Profissional de Energia
Bassam AbuHiljheli
Gerente de Energia do Ano
Lawrence Fabina
Inovador em Energia do Ano
Saquib Sajjad
Seção de projetos da premiação
Projeto do Ano (Nacional)
The Heart Center Huntsville Project
Projeto de Energia do Ano (Internacional)
The GEF South Africa National Industrial Energy Efficiency Project
Projeto Inovador de Energia do Ano
Programa Bônus Motor
Jovem Profissional de Energia do Ano
Erin Lawrence, General Motors
Bryan Lang, ETC Group
Serviço Distinto
Lori Moen, presidente da AEE 2019