A Celesc iniciou neste domingo (15) obras de melhoria nas redes de baixa e alta tensão na região central de Criciúma. Os trabalhos ampliam a oferta de energia e dão mais segurança à rede elétrica, tornando-a menos suscetível a eventos externos, como temporais. Os investimentos da empresa somam cerca de R$ 3 milhões.
Na primeira etapa, foram executadas melhorias nas ruas Hercílio Luz e Santo Antônio. Na sequência, os trabalhos serão realizados nas ruas Lauro Müller, Barão do Rio Branco, Marcelo Lodetti, Araranguá e Eng. Fiúza da Rocha, e na Avenida Getúlio Vargas. A ação compreende troca de postes, chaves para incluir recursividade entre alimentadores, e substituição das redes nuas por isoladas, na alta tensão, e por compactas na baixa tensão.
"Com essa operação, nós estamos ampliando a capacidade do sistema e aumentando a confiabilidade, tornando a rede elétrica menos vulnerável a ações de eventos climáticos e, principalmente, da vegetação na rede, que é uma das principais causas de interrupção de energia. Outro benefício das obras é a possibilidade de mais recursividade, o que permite que façamos manobras em casos de falha no sistema para diminuir os impactos de possíveis desligamentos", reforça o gerente do Núcleo Sul da Celesc, Zulnei Casagrande.
Além da região central, ações de melhoria das redes de energia dos bairros São Cristóvão e Ceará também são realizadas. A expectativa da empresa é que os trabalhos na cidade sejam concluídos num período de quatro meses. Recentemente, os bairros Universitário, Angélica, Santa Luzia e Pinheirinho também foram beneficiados com essas ações.