Para minimizar os problemas causados pela greve dos caminhoneiros, o Governo do Estado mobiliza suas forças através das unidades do Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres (Cigerd). Na noite de quarta-feira (23) foi realizada uma reunião com o objetivo de definir a atuação de cada secretaria.
“O nosso foco é minimizar o impacto dessa crise aos catarinenses, a todos aqueles que estão no nosso estado. Principalmente diminuir o impacto nos serviços públicos prestados, então a manutenção é o nosso foco principal. Então vamos atuando na Segurança Pública, no Agronegócio, na Educação, para manter a ordem pública”, explicou o secretário de Defesa Civil, Rodrigo Moratelli.
A greve dos caminhoneiros causa dois problemas centrais: falta de combustível, prejudicando alunos e serviços municipais e falta de alimentos nos supermercados. “Dentro de um cenário que nos coloca numa situação adversa, coibindo também práticas abusivas. Um dos desdobramentos é o desabastecimento, que não afeta só a sociedade, mas também o transporte público. Então o objetivo do centro integrado é auxiliar em todas as áreas afetas”, completou Moratelli.