A chuva forte da noite desta segunda-feira, 28, atingiu Tubarão em cheio. Conforme o meterologista Leandro Puchalski, foi a cidade que registrou maior precipitação no Sul catarinense nas últimas horas: 40 milímetros. O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) sofreu com alagamento no setor de Emergência. Pacientes e equipamentos tiveram que ser deslocados.
"Foi uma chuva muito forte e rápida, e como o acesso à Emergência é desnivelado, mais baixo que a rua, a água que acumulou na rua desceu para o hospital", contou a coordenadora de Comunicação Institucional do HNSC, Sheila Ferreira, no programa Conexão Sul, na Rádio Som Maior. "Ainda estamos avaliando se houve algum dano aos equipamentos. O local está sendo limpo agora e apelamos às pessoas que só venham em caso extremo na Emergência", detalhou. O setor foi provisoriamente transferido para o Pronto Atendimento do HNSC.
O momento mais forte da chuva foi depois das 21h, surpreendendo os atendentes e pacientes.
O hospital emitiu uma nota na qual refere o episódio:
Devido às fortes chuvas que caíram no município de Tubarão, o Hospital Nossa Senhora da Conceição pede que as pessoas evitem de vir a emergência hoje, pois o local foi atingido causando alguns danos materiais, estando neste momento as equipes fazendo limpeza e manutenção para retornar o atendimento.
Os pacientes que se encontravam no local no momento das fortes chuvas, foram todos remanejados para o Pronto Atendimento e para alguns setores, não havendo problemas nem danos aos mesmos. A equipes assistenciais continuam realizando seu trabalho de rotina.
Reforçamos que a Emergência está com todas as equipes trabalhando para que o problema seja resolvido e o atendimento se reestabeleça e, assim, possamos voltar a acolher toda a comunidade.