Desde que anunciado no início desta semana pelo climatologista Márcio Sônego, o ciclone extratropical, previsto para iniciar neste sábado (19), gerou preocupação nos ouvintes da Rádio Som Maior FM. Hoje, Sônego explicou como se forma e sua intensidade.
“É um ciclone que acompanha a frente fria. Quando passa uma frente fria, ela encontra o ar frio do Polo Sul com o ar quente da região, formando nuvens. Normalmente, na ponta final da frente fria o ar se concentra como um aspirador, seria o ciclone que puxa o ar em direção a ele, tendo uma rotação no sentido horário. O ciclone passa próximo ao litoral, causando um mar um pouco mais crescido. Nesta noite ou amanhã de manhã começa a formação deste ciclone”, explicou.
O vento causando pelo ciclone será de aproximadamente 40 quilômetros por hora e acontecerá entre a tarde de sábado e a manhã de domingo. “Pelo que vi ele desintensificou um pouco. Vai ter vento mais forte, mas não por tanto tempo quanto esperava. É um pouco mais fraco do que estava sendo previsto nos últimos dias”, esclareceu o climatologista.