Já estão em funcionamento as cinco novas câmaras refrigeradoras adquiridas para o Setor de Imunização da Vigilância Epidemiológica de Criciúma. Os equipamentos, comprados com recursos do município, são utilizados para armazenar as vacinas de forma mais eficaz.
Segundo a enfermeira coordenadora do Programa de Imunização da Vigilância Epidemiológica, Patrícia de Carvalho, as câmaras oferecem maior segurança ao material imunobiológico, sendo muito superior a uma geladeira doméstica.
"As vacinas devem ficar armazenadas numa temperatura de 2 a 8 graus positivos, e as novas câmaras oferecem um maior controle dessa temperatura. O equipamento também conta com um sistema de alarme, se a temperatura ultrapassar o permitido, o responsável é chamado via telefone", explica a enfermeira.
Três câmaras são de maior porte. Elas têm capacidade para 972 litros e custaram, cada uma, R$ 27 mil. Duas delas irão para a Rede de Frio do município, no Setor de Imunização, onde é armazenado todo o insumo que chega do estado para ser distribuído em todas as salas de vacina do município. Uma será encaminhada para a sala de vacinação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro.
Foram adquiridas também duas câmaras refrigeradoras de menor porte, com capacidade para 342 litros, cada uma no valor de R$ 11.800. Elas serão utilizadas nas salas de vacinação das unidades 24 Horas dos bairros Próspera e Boa Vista.