O novo Consórcio Intermunicipal de Saúde, o Macro Sul, pode receber uma nova cidade integrante nesta terça-feira (6): Nova Veneza. Já estão incluídos no projeto os municípios de Criciúma, Siderópolis, Cocal do Sul e Forquilhinha. A expectativa é que com a aprovação na Câmara de Vereadores neoveneziana, os cinco prefeitos se reúnam nesta quarta-feira (7).
“Se reunir para se instalar oficialmente, definir a sede, aprovar o estatuto, eleger o conselho fiscal e proposta orçamentária, vamos trabalhar com menos funcionários e que eles tenham um salário bem menor onde podemos gastar menos”, diz o prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho.
A saída do Consórcio de Saúde da Amrec é em relação à economia para os municípios. “Quando se fala em consórcio, você supõe que tem que comprar mais barato que outros municípios. Estamos criando esse novo para fazer uma gestão mais enxuta, técnica e vamos provar que dá pra comprar muito mais gastando menos”, explica o prefeito.
O presidente do CIS Macro Sul será o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. “Quando provarmos para os demais municípios que estamos comprando procedimentos mais baratos, não tenho dúvidas alguma que vamos ter adesão de outras cidades ainda em 2023”, diz Gonçalves.