O Campeonato Catarinense poderá ser retomado entre os dias 1º e 5 de junho. Foi o pedido levado pelo presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Rubens Angelotti, e pelo presidente da SCClubes, Francisco Battistotti, ao governador Carlos Moisés, em reunião intermediada pelo deputado Rodrigo Minotto na manhã desta terça-feira, 12, na Casa da Agrônomica, em Florianópolis.
"Pedimos para que comece entre 1 e 5 de junho, a gente precisa de seis rodadas, são três semanas jogando domingo e quarta-feira, em 21 dias a gente termina o campeonato e ficaríamos livres, principalmente Santa Catarina que tem oito clubes com calendário nacional, estaremos em condições melhores daí", confirmou Battistotti. "Uma reunião muito positiva, os clubes estão autorizados a voltar aos treinamentos. Será criada uma comissão para acompanhar, analisar todos esse procedimentos, como funcionarão nos treinamentos para possivelmente liberar a volta e término do Campeonato Catarinense", pontuou Angelotti.
Se autorizado o retorno no começo de junho, será sem público nos estádios. O governador ainda não deu uma resposta. A comissão criada ficará responsável por elaborar um cronograma e, possivelmente, autorizar o retorno dos jogos. Os dirigentes estão otimistas, a partir do decreto expedido na noite desta segunda-feira, 11, e que autorizou a retomada de treinamentos. "Foi uma conversa muito propositiva, o apoio do deputado Minotto foi fundamental para que a gente pudesse se encontrar com o governador, conversamos antes por telefone e agora foi produtivo", reiterou o presidente da SCClubes.
Os dirigentes fizeram, para Moisés, uma exposição do impacto econômico que o futebol tem em Santa Catarina. "O governador entendeu mais o que é o futebol catarinense, como é a gestão do futebol e a dificuldade que os clubes têm. Hoje os dez clubes têm 1,3 mil pessoas trabalhando diretamente e 2,5 mil a 3 mil dependendo do futebol catarinense. Isso foi exposto ao governador, ele entendeu, foi positivo", explicou Battistotti. "Acredito que isso vai fazer que a gente volte logo com o campeonato", acrescentou.
Responsável pelo agendamento do encontro, o deputado Rodrigo Minotto também está otimista. "A decisão é do governador, mas ele está sensível, percebendo todos os esforços. Imaginamos que, com todas as garantias de saúde, será possível sim um retorno no tempo certo e nas condições adequadas", expôs.
A última rodada do Catarinense antes da suspensão pela pandemia de Covid-19, justamente a que fechou a primeira fase do Estadual, foi disputada em 15 de março. Na ocasião, o Criciúma venceu o Joinville fora de casa por 1 a 0. A tabela marca, na retomada, os jogos das quartas de final, cuja rodada de ida terá Chapecoense x Avaí, Criciúma x Marcílio Dias, Joinville x Brusque e Juventus x Figueirense, além de Concórdia x Tubarão pelo confronto que vale o rebaixamento.