Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Cocal do Sul adquire testes rápidos de antígenos

Testes estão disponíveis no Centro de Triagem, a solicitação para que o paciente faça o teste será conforme os critérios médico, seguindo os sintomas apresentados

Por Redação Cocal do Sul, SC , 18/12/2020 - 18:29
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O município de Cocal do Sul adquiriu 1050 testes rápidos do tipo antígenos swab nasofaringe. O valor do investimento é de R$ 81.9mil, adquirido via Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amrec (CIS-Amrec). Os testes estão disponíveis no Centro de Triagem, a solicitação para que o paciente faça o teste será conforme os critérios médico, seguindo os sintomas apresentados.

A enfermeira do Centro de Triagem Beatriz Farias, explica que o teste antígenos swab nasofaringe pode ser feito no segundo dia de sintoma, o que agiliza o diagnóstico e o tratamento. "A vantagem é que o resultado sai em torno de 20 a 30 minutos. Antes estávamos mandando para o Lacen, o que estava levando mais de 10 dias para sair o resultado", esclarece a enfermeira. Segundo ela, os testes proporcionam agilidade no tratamento dos sintomas”, afirma.

Hoje Cocal do Sul utiliza três formas de detecção da Covid-19: os testes rápidos (pela detecção de anticorpos no sangue), o teste rápido por swab da nasofaringe (pelo cotonete) e o teste encaminhando o laboratório Lacen do Estado.

Mais testes rápidos

Durante o mês de novembro, foram adquiridos mais 5mil testes rápido. Do período de 15 de novembro até 15 de dezembro, foram realizados 3.261 atendimentos para COVID, e desde o início da pandemia Cocal do Sul já realizou 7.454 testes, entre testes rápidos e exames PCRs.

A secretária Sinara Milanez lembra que é fundamental a testagem. “É uma orientação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes). Que todos os municípios tenham ampliação de testagem para conter a disseminação do vírus. Com o aumento significativo da testagem nós podemos detectando as pessoas que tiveram o vírus e estar isolando, e conforme for realizar o tratamento mais adequado para obter mais êxito”, diz Sinara.

Na próxima semana, os testes só estarão disponíveis no Centro de Triagem e não mais no salão de Igreja Matriz.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito