Rasquim Teixeira, advogado criciumense, é postulante a uma cadeira para Desembargador no Quinto Constitucional no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Com vasta experiência e amplo currículo no Direito Criminal, Doutor Rasquim acompanhou as últimas quatro eleições para a vaga e, em 2025, decidiu concorrer pela primeira vez ao cargo.
Durante 21 anos, o advogado também foi professor de cursos preparatórios para concursos, deixando sua marca em cidades da região sul catarinense, como Criciúma, Araranguá, Tubarão como também Florianópolis. Neste ano, o pré-candidato pretende retornar as atividades de professor, como também voltar aos estudos concluir o curso de mestrado. "Quando na ministração de aulas, posso afirmar que, neste momento me encontro realizado pessoalmente, as salas de aulas são lugares que eu não posso me afastar, lugar que tenho um sentimento de amor declarado", relata.
Atualmente, Rasquim Teixeira é também pastor e advogado da Assembleia de Deus de Santa Catarina. "Um dos processos que eu considero muito relevante na minha vida, foi há 10 anos atrás, fiz alguns trabalhos voluntários para a igreja Assembleia de Deus de Santa Catarina, processos muito complexos, mas que, com muito esforço, estudo e pesquisas conseguimos reverter aquelas situações", relembra.
Uma das inspirações citadas pelo Doutor Rasquim Teixeira, é a ex-desembargadora Salete Sommariva, que ficou de 2003 até 2022 no comando da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid). "A Dra. Salete ficou por muitos anos, se aposentou e fez um belíssimo trabalho. Nos representou muito bem, levou o Sul de Santa Catarina para a capital e apresentou para o estado um brilhante trabalho que ela nos fez", destaca.
A motivação para a decisão de postular à vaga de desembargador, se dá por conta do interesse de representar o Sul do Estado na capital. "Nós precisamos ter um espaço maior na Capital, ter as portas abertas dentro do Tribunal não só para representarmos os interiores do nosso Estado mas, todo o Estado Catarinense", diz o pré-candidato.
Eleição apenas para advogados
Nas próximas semanas, será divulgado o edital, que abre as inscrições para os advogados que irão disputar a cadeira para Desembargador. Nela, apenas os advogados poderão votar nos candidatos, formando a lista sêxtupla, levando estes nomes ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina, para lá formarem a lista Tríplice, com três concorrentes, a decisão irá ficar por conta do governador, chefe do Poder Executivo.