Após a liberação do Governo do Estado para retomada aos treinos dos atletas amadores e profissionais de Santa Catarina, cabe aos municípios a última decisão antes dos times do Campeonato Catarinense retornarem aos treinos. O prefeito de Concórdia, Rogério Luciano, assinou um decreto na terça-feira, 12, restringindo treinamentos esportivos no município, o que impede a retomada das atividades do time da cidade. O Concórdia está na disputa do Catarinense restando dois confrontos contra o Tubarão, para definir o rebaixado da edição de 2020.
O presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Rubinho Angelotti, irá dialogar com o presidente do Concórdia para realizar os treinos em um município vizinho para os atletas retomarem o ritmo de jogo. A intenção após a retomada dos treinamentos, é que os jogos começem a ser realizados com portões fechados a partir de 4 de junho. "O Concórdia tem apenas um jogo para realizar em casa. Então vou propor para realizar este jogo em Chapecó", adiantou o presidente. A alternativa aconteceria caso apenas o Concordia enfrente problemas para retomar as atividades. "Acredito que os prefeitos irã liberar para o pessoal treinar e se tudo ocorrer bem, recomeçamos o campeonato e terminamos", afirmou Angelotti.
O decreto do Governo do Estado não obriga os clubes a realizarem testes rápidos nos atletas, mas eles serão realizados. "Estamos prevenindo e realizar o teste em todos os atletas e staff. A associação dos clubes (SCClubes) irá realizar a compra e repassar aos times. Antes de jogar também será feito o teste em todos os jogadores", comentou o presidente da FCF.
Através de nota oficial, o Concórdia Atlético Clube se manifestou em apoio a decisão da Prefeitura Municipal em não autorizar o retorno das atividades esportivas. "Gostaria que o futebol retornasse, desta forma conseguiríamos planejar o restante deste ano e também do próximo, mas não podemos ir contra os números e demais informações técnicas apresentados à população pela administração municipal. Estamos conscientes que o número de casos tem aumentado significativamente em nossa região e pelo bem de todos apoiamos a decisão do prefeito", afirmou o presidente do Concórdia Jonas Guzzato.
Covid-19 no oeste de SC
A situação de controle sobre o coronavírus está mais complicada no oeste do estado. Chapecó possui 183 mil habitantes e tem 405 casos confirmados de Covid-19. Já Concórdia, com uma população estimada em 74 mil pessoas, já tem 309 pessoas positivadas para o novo coronavírus. Para efeito de comparação, Araranguá possui 68 mil moradores e apenas 13 casos confirmados e Criciúma 236 positivados com 192 mil habitantes.
Seguindo os numéros divulgados pelas Secretarias de Saúde dos municípios, Concórdia seria o quarto município com mais casos no estado. Ficando atrás somente de Florianópolis, Blumenau e Chapecó. A frente de cidades com o número maior de habitantes como Itajaí, Joinville e Criciúma.