O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Julio Garcia (PSD), anunciou durante a sessão da tarde desta terça-feira, 5, os membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que irá apurar a compra de 200 respiradores por parte do Governo do Estado.
Fazem parte: Valdir Cobalchini (MDB), Felipe Estevão (PSL), Sargento Lima (PSL), Fabiano Luz (PT), João Amin (PP), Ivan Natz (PL), Milton Hobus (PSD) e Marcos Vieira (PSDB). Os membros realizarão encontro ainda na tarde desta terça-feira para eleger o presidente e o relator da CPI. Confira mais detalhes no Blog Adelor Lessa.
O caso em apuração
A criação da comissão teve a adesão de todos os deputados e foi solicitada por meio de requerimento do deputado Ivan Naatz (PL). O objetivo é investigar supostas irregularidades, denunciadas esta semana em reportagem do site The Intercept Brasil, na compra de 200 respiradores pelo governo estadual, ao custo de R$ 33 milhões.
Conforme a denúncia, a empresa Veigamed, do Rio de Janeiro, já recebeu pelos equipamentos, mas ainda não os entregou ao Estado. Além disso, os ventiladores que serão entregues teriam configuração inferior à que foi negociada inicialmente entre o Estado e a Veigamed. A reportagem aponta, também, falta de expertise da empresa na comercialização dos respiradores e suposto superfaturamento na compra.