Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Com novo rompimento de adutora, volta a faltar água na região

Moradores de alguns bairros de Criciúma já sentiram primeiros sinais de desabastecimento no fim da tarde desta terça

Por Denis Luciano Criciúma, SC, 15/02/2022 - 21:10 Atualizado em 15/02/2022 - 21:55
Adutora que rompeu na última semana / Foto: Divulgação
Adutora que rompeu na última semana / Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A mesma adutora que rompeu na madrugada da última quarta-feira, 9, voltou a apresentar problemas na tarde desta terça, 15. Pouco depois das 15h, foi identificado um vazamento em um ponto da adutora na localidade de Picadão, interior de Nova Veneza, na região onde ocorreu o problema que ocasionou o desabastecimento de algumas horas na semana passada.

"Estamos aqui envolvidos com a adutora. Estamos com uma em carga ainda, não conseguimos iniciar o reparo até agora, estamos na parte de escavação", comentou o gerente da Casan em Criciúma, Jaison Speck, que encontra-se no local. A adutora tem 600 milímetros e equipes da Casan trabalham em regime integral e reforçadas desde então, com a meta de concluir os serviços na madrugada desta quarta-feira, 16.

Em comunicado distribuído aos clientes pouco depois das 20h desta terça, a Casan atualizou as projeções de volta do abastecimento, prevendo normalizar o sistema até a 0h de quinta-feira, 17. Confira:

Aviso de desabastecimento
(15/02/2022 20:10)

Data/hora: 15/02/2022 18:18h
Município(s):CRICIÚMA
Bairro(S):TODOS
Rua(s):TODOS

Ocorrência: ROMPIMENTO DE ADUTORA - Devido a emergências operacionais que afetaram o sistema de abastecimento de água, o fornecimento ficou prejudicado nos locais acima informados.

O restabelecimento se dará de forma gradual a partir de 16/02/2022 21:00:00, com previsão de normalização do fornecimento de água até: 17/02/2022 00:00:00.

Comunicado compartilhado pelo app CASAN SC

Os bairros mais altos

No rompimento da adutora na semana passada, a Casan advertiu para riscos de desabastecimento nos seis municípios atendidos pela Barragem do Rio São Bento, que é de onde vem essa adutora com destino à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Bairro São Defende. São atingidas as cidades de Criciúma, Içara, Nova Veneza, Siderópolis, Forquilhinha e Maracajá.

Consumidores do Bairro Ana Maria, em Criciúma, já acusaram falta de água pouco depois das 18h desta terça. "Eu estava com roupa acumulada para lavar, já que ficamos quatro dias sem água na semana passada, e na hora que fui lavar não tinha mais água de novo", lamentou Talita Brunel, moradora do bairro.

Leia também - A falta de água que se arrasta no Ana Maria

Ela foi uma das residentes no Ana Maria que registrou, na última semana, o problema com a água que não chegava entre quarta-feira e sábado, quando o abastecimento foi restabelecido na região pela manhã. "Faz muito tempo que a água falta ao menos uma vez por semana aqui no bairro, e faz mais de ano. Nos últimos meses isso tem acontecido com frequência maior, dois, três, até quatro dias, e é sempre a mesma notificação, que rompeu algo, que deu algum problema. A impressão que temos é que não resolvem a causa raiz. Isso é revoltante, a gente fica sem água mas a taxa pagamos como se tivesse todos os dias, eles não fazem o abono", reclamou A moradora Gesiane Oliveira. "Está terrível conviver com isso", completou.

A Casan explicou na semana passada que os bairros mais altos e as chamadas pontas de rede são as últimas regiões que acabam abastecidas por uma questão técnica de distribuição da água no sistema.

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito