A Secretaria de Estado da Educação (SED) abre nesta segunda-feira (19) a renovação das bolsas do programa Uniedu para o primeiro semestre de 2024. Para participar do processo, o bolsista deve estar regularmente matriculado no curso de graduação e na instituição de ensino superior em que se cadastrou no último semestre. A renovação poderá ser feita até as 19h do dia 26 de fevereiro de 2024.
Os estudantes que foram amparados pela legislação anterior poderão renovar os benefícios até o final do projeto (no caso de bolsas de pesquisa) ou até o fim do curso (para aqueles que receberam bolsas de estudos). A opção pela renovação do benefício é prerrogativa exclusiva do estudante, que deverá respeitar o cronograma semestral publicado pela Secretaria de Estado da Educação.
As bolsas do Uniedu com possibilidade de renovação são as de Estudo e de Pesquisa (Art. 170), assim como as de Estudo, de Licenciatura e de Pesquisa e Extensão (Art.171). O recadastro será feito exclusivamente online pelo link https://bolsasuniedu.sed.sc.gov.br.
A primeira etapa consiste em apresentar documentos que comprovem as bolsas recebidas no último semestre, como Comprovante do Projeto Social com Visão Educativa ou das atividades de Pesquisa e do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde). Os estudantes também devem atender aos requisitos descritos no edital (link). Entre eles:
- Ter cumprido com as obrigações constantes no Contrato de Assistência Financeira (CAFE) assinado no semestre anterior;
- Preencher corretamente e finalizar o recadastro de solicitação de continuidade do UNIEDU;
- Comprovar a carência econômica, atualizando no sistema informatizado da SED todos os dados necessários para o cálculo do Índice de Carência, definidos na Portaria nº 1.642, de 2020.
- A SED reforça que somente o estudante beneficiado poderá optar pela renovação conforme o prazo de recadastramento definido e publicado pela Secretaria, sob pena de perda do direito à renovação.
“A grande novidade para este ano é a renovação das bolsas do UniEdu, artigos 170 e 171 da constituição estadual, para os estudantes que recebiam esses benefícios até final do ano passado. As bolsas que tem essa oportunidade de renovação são as bolsas de estudo e pesquisa. E neste ano o orçamento destinado a esses programas de auxílio financeiro para o ensino superior teve um aumento considerável, chegando a mais de R$ 800 milhões”, destacou o diretor de Planejamento da Secretária de Estado da Educação, Marcos Rosa.
A instituição de ensino superior divulgará a relação dos estudantes contemplados com a continuidade do benefício, por ordem de classificação, em locais acessíveis ao público e em sua página na internet, de acordo com o previsto em seu edital.
A partir disso, é responsabilidade do bolsista dar o aceite no Contrato de Assistência Financeira Estudantil (CAFE), bem como assinar mensalmente o recibo que comporá o Relatório de Assistência Financeira (RAF), pagar do valor residual da mensalidade, quando for o caso, e cumprir a legislação em vigor e o regulamento do curso em que está matriculado.
O Uniedu não abrirá cadastro para novas solicitações de bolsa.