Como já era previsto pelo varejo de Santa Catarina, as vendas para o dia dos namorados deste ano tiveram crescimento de 3,12%. O dado é o dobro do ano passado (1,56%), comprovando a volta do consumidor às compras, na avaliação da Federação das CDLS (FCDL/SC).
Os presentes mais procurados foram os tradicionais para a data, como joias, calçados, acessórios, perfumes, flores, cosméticos e chocolates, já apontados na consulta sobre expectativa de vendas. O levantamento foi realizado pela entidade junto a associados das 20 cidades de maior potencial econômico do estado.
No comparativo com o dado nacional, segundo levantamento do SPC Brasil, o volume de vendas a prazo na semana que antecedeu o dia dos namorados (entre 06 e 12 de junho) não cresceu, registrando uma pequena variação negativa de 0,04% na comparação com o mesmo período de 2018.
"Embora cauteloso, o catarinense está novamente comprando, ainda que abaixo do necessário para recuperar a economia vivida anos atrás. Acompanhamos o comportamento de compras e temos percebido que o perfil predominante é o de um consumidor conservador, que realiza pequenas compras de um presente, e que está preocupado em não estender o tempo para pagamento desses valores", avalia Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC.