Celebrada no último domingo, a Páscoa rendeu boas vendas para o comércio catarinense. Levantamento realizado pela Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC) apontou que a alta foi de 4,7% no comparativo com a mesma data do ano passado. Outro dado positivo foi o tíquete-médio apurado pela instituição que representa o movimento lojista no estado, que ficou em R$ 154,28.
Para Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, os bons números representam a volta do consumidor às compras. "Após um período de retração, causada pelo aguardo por definições do cenário econômico nacional, o catarinense retornou ao comércio, ao consumo e a apostar na economia do estado", sentencia. O tíquete-médio alcançado ficou acima dos R$ 150 projetados antes da Páscoa.
As vendas foram semelhantes ou tiveram ampliação, na percepção de 70,54% dos empresários. Esses dados, somados à decisão por postergar os pagamentos (31,78% das vendas foram no crediário e 54,26% no cartão de crédito), reforçam a avaliação de Tauffer, de que o consumidor começa a perceber estabilidade econômica. "O catarinense está mais otimista, seja com a percepção de estabilidade político-econômica, seja com a expectativa de disponibilidade de renda. É a mesma sensação que já estávamos percebendo nos últimos levantamentos", acrescenta. O levantamento foi realizado junto a associados da FCDL/SC nas 20 cidades catarinenses com maior potencial de consumo.