O feriado gerou inúmeras dúvidas nos motoristas que trafegaram pelo trecho Sul da BR-101. Constantemente muitos reduziam a velocidade próximo a radares instalados ao logo da via. Mesmo ainda tapados com plásticos a dúvida era: estão ou não funcionando?
Segundo a CCR ViaCosteira, que administra o trecho Sul da rodovia, ainda não há uma data para que os aparelhos estejam em operação. Pelo contrato a CCR instala, afere os equipamentos e faz a homologação junto ao IMETRO (Instituto de Metrologia de Santa Catarina), procedimentos que já foram realizados. Agora está em fase de homologação por parte da Polícia Rodoviária Federal e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que é a transferência de dados da parte sistêmica.
Ainda de acordo com o contrato, os aparelhos devem iniciar operação até, no máximo, o último dia de dezembro, porém isso pode acontecer antes do prazo, mais provavelmente início do próximo mês ou final de novembro. A CCR afirma que o anúncio será feito dias antes da fiscalização estar valendo.
Sobre os radares
Ao todo serão 42 equipamentos novos nos mais de 220 quilômetros entre Passo de Torres e Paulo Lopes.