Em entrevista ao Programa Adelor Lessa, na manhã desta segunda-feira, 28, o conselheiro do Tribunal de Contas (TCE) Herneus De Nadal, contou sobre a compra superfaturada de respiradores em Santa Catarina. Cada equipamento comprado custou R$ 110 mil, uma média de 324,91% acima dos preços do mercado praticados à época.
Neste momento, o Tribunal de Contas está trabalhando na operação chamada Tomada de Conta Especial, para averiguar a situação. “Quando nós temos algum indicio com relação a correta aplicação do dinheiro público, instauramos um procedimento que é um inquérito se comparando com o que se faz de fora” destacou De Nadal completando que “esses valores estão muito além daqueles aplicados a época em que foram adquiridos pelo mercado”.
A responsabilidade do fato é do ex-secretário de Saúde, Helton Zeferino, da servidora Márcia Regina Geremias Pauli e do assessor jurídico que deu a autorização da compra. “Estamos responsabilizando aqueles que estiveram envolvidos, eles têm a oportunidade de se defender e poderão surgir ainda outras pessoas”, salientou o conselheiro. Além disso, a empresa de Araranguá que efetuou a venda, também é responsável e poderá ter que ressarcir o governo de Santa Catarina.