Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

((Áudio)) Governo de SC lança edital de concessão de complexo turístico na Serra do Rio do Rastro

Área concedida na primeira etapa será apenas a região do mirante

Por Eduardo Tartarotti 26/02/2025 - 12:09 Atualizado há quase um minuto
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Governo do Estado de Santa Catarina lança oficialmente nessa quarta-feira (26) o edital de concessão da estrutura do Complexo Turístico da Serra do Rio do Rastro. 

Renato Lacerda, presidente da Invest Santa Catarina, detalhou o processo ao Programa Adelor Lessa. "O processo de concessão já vem acontecendo há um tempo, com vários estudos, e, com a necessidade de aprofiundamento das questões técnicas da região, foram feitos estudos econômico-financeiros, estudos ambientais, e um estudo jurídico para dar segurança ao investidor que vai aportar recusros ali. Os estudos iniciais analisaram toda aquela área que tem daquele platô, não só do mirante, mas toda a área que pertence ao Estado ali no topo da Serra. Acabamos decidindo, então, por determinação do governo Jorginho, que nós possamos aproveitar de imediato a área do mirante", explica.

O presidente aproveitou para especificar a área que envolve a concessão. "Não vai ser feita a concessão de toda aquela área. Essa é a primeira informação que a gente tem que deixar clara. Apesar de a área do Estado ser bastante ampla, nós vamos tratar primeiro nessa etapa apenas da região do mirante, que já tem algumas instalações hoje funcionando ali", esclarece.

A gratuidade no acesso ao mirante também foi assegurada por Renato Lacerda. "Nesse estudo não está sendo comtemplado nenhum tipo de pedágio. Inclusive, é importante deixar claro que o acesso ao mirante continuará sendo gratuito , mesmo quando estiver sob a gestão de uma empresa privada que vai fazer a exploração do ativo", garante.

Os valores envolvendo o processo de concessão também foram abordados pelo presidente da Invest. "O processo de concessão exige um investimento mínimo de 13 milhões de reais, mas existe a possibilidade de serem feitos outros investimentos de até 60 milhões, com a condição de que haja o respeito ao meio ambiente, que haja o respeito à comunidade ali do entorno, que seja ouvida a Secretaria de Turismo a cada nova intervenção. E aí o privado faz os investimentos e começa a exploração em si daqueles equipamentos que ele agregar ao entorno do mirante", detalha.

 

 

 

 

 

 

 

 

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito