Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Confira os principais fatos das eleições no Sul do Estado

Filas, boca de urna e animais de estimação, estão entre os assuntos deste Dia do Voto

Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 02/10/2022 - 17:01 Atualizado em 02/10/2022 - 17:05
Foto: Ecocria/4oito
Foto: Ecocria/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Dia do Voto teve aqueles registros tradicionais de um pleito, mas também fatos inusitados que vão desde filas que se prolongaram por praticamente todo o dia e em muitos locais de votação, até a presença dos animais de estimação que os eleitores fizeram questão de levar até a urna como companhia.

Ainda foram registrados pelo menos cinco crimes eleitorais no decorrer do domingo.

Praticamente todos os candidatos a governador de Santa Catarina votaram ainda pela manhã, em horários que foram das 8h às 11h. Eles também enfrentaram filas para registrar o voto. 

Filas “fora do normal”

Foto: Ecocria/4oito

O registro de filas em dia de votação é até normal, mas o que se viu neste domingo (02/10), foi algo que chamou a atenção. A filas em praticamente todos os locais de votação da região se prolongaram por praticamente todo o dia. 

Muitas pessoas que escolheram votar pela manhã acabaram desistindo e voltando à tarde, 

No Colégio São Bento, em Criciúma, uma eleitora informou que ficou mais de 1h30min esperando. "Estou na fila aqui no São Bento, na seção 24, há 1h30min. Chegou um homem dizendo que as pessoas com 60 anos teriam que ir para a frente. Cerca de 20 pessoas foram para a frente. Tem que chamar a polícia", desabafa ela.

No Colégio Princesa Isabel, em Morro da Fumaça, há relatos de espera que chegou a 2h40min. 

Boca de urna

Foto: Ecocria/4oito

Pelo menos cinco casos de boca de urna foram registrados na região neste domingo.

O primeiro deles em frente da Escola Prof. Clotildes Maria Martins Lalau, no bairro Renascer, em Criciúma, onde um homem, de 38 anos, estaria praticando o crime. De acordo com testemunhas, ele estava com panfletos e pedindo para os eleitores votarem em um determinado candidato a presidente da república. A Polícia Militar foi acionada e confirmou a irregularidade.

Outro registro ocorreu no bairro Operária Nova. Uma senhora estaria fazendo panfletagem de candidatos a deputado estadual e federal. Com ela, foram encontrados R$ 770 em espécie. O veículo da eleitora estava em frente a uma escola. Diante dos fatos, um termo circunstanciado foi confeccionado.Ainda, a Polícia Militar recolheu parte dos materiais, uma vez que o carro estava com inúmeros panfletos. Segundo a guarnição, os fatos serão reportados ao cartório eleitoral - Zona 98. O Juiz Eleitoral também será comunicado.

Diante dos fatos foi confeccionado pela Polícia Militar um Termo Circunstanciado contra o homem. A ocorrência será repassada ao Cartório Eleitoral da 10ª zona e comunicada ao Juiz eleitoral.

Outra ocorrência do gênero aconteceu no Centro de Forquilhinha, onde, por volta das 11h, conforme a Polícia Militar, uma mulher estava distribuindo “colinhas” aos eleitores.Um boletim de ocorrência foi registrado. Os fatos foram reportados ao Cartório Eleitoral da 98ª Zona e ao juiz responsável.

Mais casos

Segundo o delegado Ulisses Gabriel, houveram duas ocorrências nos municípios de Urussanga, Cocal do Sul e Morro da Fumaça, envolvendo santinhos jogados no chão. "Os policiais estão identificando câmeras para verificar quais foram os responsáveis por esse crime eleitoral", comenta. 

No mais, clima tranquilo nos três municípios. "Temos atuado de forma preventiva e repressiva junto à Justiça Eleitoral neste sentido", acrescenta o delegado.

Eleitores bem acompanhados

Foto: Ecocria/4oito

Os eleitores da Amrec e da Amesc foram votar muito bem acompanhados. Muitos aproveitaram o domingo ensolarado para levar os seus animais de estimação até o local de votação.

Marina foi uma delas que resolveu levar seu pet como acompanhante na escola Dolvina Leite de Medeiros, em Araranguá. Segundo a repórter Lívia Espíndola, a companheira de Marina é a Luna, que por sinal estava super animada.

Ainda na Dolvina Leite de Medeiros, o eleitor João Carlos também veio bem acompanhado pelo cãozinho Belo, uma parceria inusitada.

Na escola João Frasseto, em Criciúma, a repórter Raissa Albano, se deparou com a Gabriely e Marilda Viana, que foram votar e não deixaram o cachorrinho Spike de fora.

No colégio Pe. Miguel Giacca, no bairro Rio Maina, também em Criciúma, a eleitora Rita de Cássia Matias Colombo também teve um acompanhante na hora do voto.

No fim da tarde, houve um registro inesperado. A repórter Samara Brandino registrou os eleitores Aldo e Marta, em Morro da Fumaça, que trouxeram um papagaio para votar.

Foto: Ecocria/4oito

Copyright © 2024.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito