Para auxiliar os candidatos as eleições nos municípios, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou um guia com sugestões de medidas para os planos de governo.
No debate realizado pela rádio Som Maior entre os candidatos para prefeito de Criciúma nesta terça-feira (6), Arlindo Rocha (PT), Ricardo Guidi (PL), Jorge Godinho (Solidariedade), Júlio Kaminski (PP), Paulo Ferrarezi (MDB) e Vagner Espíndola (PSD), receberam o material.
Clique no link abaixo para conhecer os materiais do Sebrae sobre Eleições 2024:
No programa 60 minutos desta quarta-feira (7), Arthur Lessa entrevistou o gerente de desenvolvimento territorial do Sebrae Santa Catarina, Alan Klaumann, que falou sobre a carência de um debate ligando ao empreendedorismo.
“O cliente do Sebrae costuma nos dizer essa necessidade e o material tem esse fim. Quando ele sugere ao candidato uma discussão mais aprofundada com a pauta de desenvolvimento, empreendedorismo, ele traça alguns problemas, mas também fala sobre iniciativas inspiradores de projetos que deram certo”, explicou.
Escute a entrevista completa: (o texto continua após o link)
Segundo Klaumann, o programa Cidade Empreendedora atende 152 municípios de Santa Catarina. “Temos ações ligadas as simplificações de processos na prefeitura, para facilitar a vida do empreendedor, também temos trabalho forte de educação empreendedora, qualificando professores e alunos para que entendam a importância do empreendedorismo para a vida das pessoas e no desenvolvimento local”, comentou
O guia também conta com sugestões de ideias sobre o que a prefeitura consegue fazer pelo Microempreendedor Individual (MEI), pela sala do empreendedor, pela desburocratização, entre outros.
“Sempre focada em, por meio da prefeitura, facilitar a vida do empreendedor. Esse é o primeiro ano que de fato a gente conseguiu disseminá-lo por todo ano, é uma iniciativa nacional e Santa Catarina personalizou, deixando a carinha do nosso estado”, disse o gerente de desenvolvimento territorial.
“Além de apresentar um problema, a ideia é trazer ao candidato um pouco mais de facilidade com a solução apresentada. Ou ao menos uma sugestão para que cada um deles avalie a pertinência e insira a sua maneira a proposta na sua campanha”, complementou.