Nesta quarta-feira (8), os 18 novos conselheiros do Conselho Municipal de Direitos do Idoso (CMDI) foram empossados no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris. O Fórum Eletivo ocorreu na última quarta-feira (25), e elegeu nove conselheiros do Governo de Criciúma. Nove são representantes de entidades da sociedade civil organizada.
Os eleitos ficarão no cargo entre 2018 e 2020. O CMDI foi instalado no município em 2002, sendo o segundo a ser instituído em Santa Catarina. Andréia Bertoncini Pereira, até então presidente do conselho, também se despediu do cargo.
"Durante todos esses anos o conselho sempre buscou fazer um trabalho de qualidade. Hoje temos condições infinitamente melhores, atualmente temos uma secretaria executiva. Ainda temos muitos desafios, mas o principal de todos é a conscientização da sociedade desde a escola", ressalta a ex-presidente.
O objetivo dos empossados é garantir e proteger os direitos da pessoa idosa. Assim, também atuando na fiscalização. "O conselho mostra que a cidade está no caminho certo. Criciúma tem o Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), que fornece curso de informática, aula de dança, violão, coral e ginástica para os idosos. O tempo enruga a pele, mas o tempo não enruga a alma daqueles que tem dedicação. Todos que aqui estão tem o propósito de ter um conselho atuante", discursou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
O conselheiro Ulicino Goulart, representante da Cáritas Diocesana de Criciúma, está participando pela quinta vez do CMDI, como conselheiro. "A importância do conselho é fazer justiça junto às famílias dos idosos. Também trabalhar na fiscalização e interação com a promotoria", comenta.
Posse da nova presidente
Ao fim da solenidade de posse, os novos conselheiros se reuniram e elegeram a nova presidência do CMDI. Representando o Governo Municipal, Angela Maria Silva foi empossada como nova presidente. A vice-presidência ficou com a representante da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Neiva Junkes Hoepers.
"Estou honrada pela escolha de assumir o Conselho Municipal de Direto do Idoso. Vou trabalhar próxima às instituições para que juntos possamos ampliar as políticas públicas a respeito do cumprimento do Estatuto do Idoso, assegurando à pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade", afirma a nova presidente do CMDI.
Novos empossados do CMDI:
Titular: Danielle Alves Machado
Suplente: Volnei de Bona
Titular: Jucélia Masieiro de Oliveira
Suplente: Tatiana Scotti Pacheco
Titular: Edson Aurélio
Suplente: Mayara de Faveri Da Rolt
Titular: Carlos Henrique Nappi
Suplente: Izo Cadorin
Titular: Janaina Villain
Suplente: Nathan Cardoso Virtuoso
Titular: Samir L. Mokdisse
Suplente: Maria Terezinha de Bona Mendes
Titular: Angela Maria Silva
Suplente: Maura Marcello
Titular: Realdo Medeiros
Suplente: Fátima Custodio Alves
Titular: Remerson Luiz Vicência
Suplente: Egídio Mariano do Nascimento
Titular: Janaina Scaini Dutra
Suplente: Rosilda Patrício Lima
Titular: Maria do Carmo Ricardo Martins
Suplente: Maria Salete Luiz Vieira
Titular: Ulicino Goulart
Suplente: Neuza Mafra
Titular: Claudia Bitencourt Goularte
Suplente: Maria Scotti
Titular: Lilian Motta Gomes
Suplente: Samira Mafioletti Macarini Frizon
Titular: Neiva Junkes Hoepers
Suplente: Lee Gi Fan
Titular: Maria Inês Conti Victor
Suplente: Maria Doroti Zanetti Minotto
Titular: Terezinha Mandelli da Conceição Spillere
Suplente: Olinda Soeth Marcos
Titular: Maria Dioni Gomes Antunes
Suplente: Daniela F. M. de Bittencourt